quarta-feira, 31 de julho de 2019

Orquestra italiana apresenta concerto com músicas de diversas vertentes na Capela Santa Maria


Quando se fala em orquestra é natural pensarmos em um grupo de músicos que executa música erudita. Mas, nem toda orquestra é assim. É o caso da pequena orquestra italiana Viaggiatori Armonici, que estará em Curitiba fazendo duas apresentações, no dia 2 de agosto, às 20h, e no dia 3 de agosto, às 18h30, na Capela Santa Maria.
Fundada em 2012, na cidade de Treviso (Itália), pelo violonista, compositor e arranjador curitibano Carlos da Costa Coelho, que lá vive desde 1999, o ensemble Viaggiatori Armonici é formado por 12 músicos ecléticos, responsáveis por criarem uma sonoridade própria. Por serem músicos que buscam liberdade artística e de estilo, o trabalho do grupo é uma imersão no universo da música e seu repertório abraça de maneira única e original, sem preconceitos, todas as épocas e vertentes, interpretando com arranjos próprios músicas de autores como John Dowland, Guerra-Peixe, Henrique de Curitiba, Peter Gabriel, David Byrne, Dominguinhos e muitos outros, desde a música renascentista até a música contemporânea.
No palco, essa pequena orquestra nada convencional utiliza mais de 30 instrumentos à base de cordas, sopro e percussão, todos aplicados nos singulares arranjos de Coelho. O repertório é variado e as apresentações em Curitiba incluem Bela Fleck, Henrique de Curitiba, John Dowland, Peter Gabriel, Carlos da Costa Coelho, Fabiano O’Tiziu, Dominguinhos, Fernando Deghi, César Guerra-Peixe e Adelmo Arcoverde.
A orquestra, que realiza com regularidade concertos em salas e teatros da Itália, apresenta-se com músicos de diversos continentes e correntes artísticas - tais como Andy Irvine (Irlanda), Arup Kanti Das (Índia), Andrea Lombardini (Itália) e os brasileiros Fernando Deghi, Sérgio Albach, Glauco Solter, Vadeco e Daniel Migliavacca -, realizando concertos, vídeos musicais e gravações.
Em dezembro de 2017, a Viaggiatori Armonici lançou o seu primeiro CD “Storie D’Inverno”, gravado entre Treviso (Itália) e Curitiba, reunindo composições de diferentes tradições, entre os autores Peter Warlock (Inglaterra), Fernando Deghi e Eduardo Carrasco. A obra “Ê-Taru-Ê”, do compositor curitibano Henrique de Curitiba, escrita em 1961 para coro é uma das faixas que ganhou arranjo de Carlos da Costa Coelho para a orquestra.
“A Semente Que Virou Pássaro” com músicas do paranaense Vadeco Schettini, arranjadas por Carlos da Costa Coelho é o último CD da orquestra gravado este ano. O trabalho está saindo do forno e será lançado ainda em agosto, no Teatro Paiol. “Volto a Curitiba para fazer estes shows depois de dez anos sem me apresentar na cidade. Confesso que isso me dá muita emoção, principalmente porque vou estar tocando junto com meus músicos, esses Viajantes Harmônicos, projeto que fundei junto à flautista Sabrina Agosto, há quase sete anos, e também porque vou estar dividindo o palco com velhos amigos e excelentes artistas, alguns dos quais já colaboraram com o grupo em concertos na Europa. Para este show, desejamos que o público viaje em nossa companhia em um colorido mundo musical sem confins”, declara o arranjador.
Carlos da Costa Coelho, fundador e arranjador da orquestra, deixou Curitiba há mais de 30 anos e percorreu vários continentes para conhecer a música e os músicos do mundo. Morou na Índia, Suécia, Espanha, Turquia, entre outros, até radicar-se na Itália onde fundou o grupo.

Os ingressos para a apresentação da orquestra italiana Viaggiatori Armonici custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada) e podem ser adquiridos no site Alô Ingressos ou na bilheteria da Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro). Mais informações no site www.viaggiatoriarmonici.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário