quarta-feira, 24 de julho de 2019

Palacete dos Leões inaugura a exposição “Pinturas Vazias”, de Paolo Ridolfi


O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, em Curitiba, inaugura nesta quinta-feira (25), às 19h, a exposição “Pinturas Vazias – Paolo Ridolfi”. Com curadoria de Mariana von Hartenthal, a mostra abre o calendário de exposições contempladas no Edital de Artes Visuais 2019-2020.
Paolo Ridolfi reside em Maringá, no Paraná, e possui uma trajetória artística com mais de 30 anos de atuação. Nesta exposição, de caráter inédito, o artista apresenta obras da série “Pinturas Vazias”, em que ele aprofunda a ideia de pintura pela pintura. “Tenho pensado em alguns aspectos físicos da pintura, tais como peso, tamanho, forma, pressão e sobre como a tinta e o suporte se relacionam, como um age sobre o outro. Interessa-me o campo que a pintura ocupa e ocuparia, o limite algumas vezes sutil desde a matéria até onde a energia que dela emana alcança”, comenta Ridolfi.
O artista iniciou sua carreira artística na década de 1980, em São Paulo. Desde então realiza exposições individuais e coletivas em galerias e instituições culturais do país, entre as quais destacam-se “O Estado da Arte” (2010) e “Experiências Contemporâneas” (2009). Críticos de arte e curadores como Agnaldo Farias, Arthur do Carmo, Fernando Cocchiarale, Leda Catunda e Mariana von Hartenthal já escreveram sobre seu trabalho. Sua obra integra acervos institucionais como o do Museu Oscar Niemeyer, Museu de Arte Contemporânea do Paraná e a Coleção Marcantônio Vilaça.

EDITAL ARTES VISUAIS - Regularmente o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões realiza uma convocatória pública para selecionar projetos expositivos que passam a integrar seu calendário de atividades. “Há 14 anos o Espaço Cultural BRDE no Paraná mantém uma programação de exposições de arte contemporânea, recebendo propostas artísticas de âmbitos local, regional e nacional, além de estabelecer parcerias com museus e outras instituições culturais”, explica Rafaela Tasca, coordenadora do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões.

A exposição fica em cartaz até o dia 23 de agosto de 2019 e tem entrada gratuita. A visitação pode ser feita de terça a sexta, das 12h30 às 18h30. O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões está situado na Avenida João Gualberto, 570, Alto da Glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário