terça-feira, 30 de julho de 2019

Livrarias Curitiba tem lançamento de livro que faz viagem histórica e musical pelo Nordeste


Nesta terça-feira, 30 de julho, às 19h, acontece na Livrarias Curitiba do Shopping Estação o lançamento do livro “De Labiata a Lagoa da Canoa passando por Tacaratu, via Quipapá ou Caruaru”, do escritor, jornalista e advogado, José Alexandre Saraiva. A obra é uma viagem histórica, poética e musical pelo Nordeste brasileiro. A entrada é gratuita.
Labiata é o nome de uma orquídea rara que brota pela caatinga e, na obra, empresta seu nome à cidade de Panelas – um recanto serrano na zona do agreste pernambucano, quase na divisa com Alagoas, onde Saraiva nasceu e palco da Guerra dos Cabanos na década de 1830.
O livro, que Saraiva, pernambucano radicado em Curitiba, chama de “minirromance desmontável”, é recheado de referências aos ícones artísticos das localidades por onde vai passando o protagonista Derinho, personagem que conduz o leitor pelo sertão, brejo e matas nordestinas, lugares onde nasceram Graciliano Ramos, Lampião, Ariano Suassuna, João Cabral de Mello Neto, Jorge Amado, Augusto dos Anjos e outros representantes das letras e do cancioneiro nacional. Segundo Hermeto Pascoal, “Saraiva transformou o Nordeste em mais um céu na terra. Seu livro é uma aula fantástica para o mundo sobre a região e sua gente”.
A obra conta com ilustrações em xilogravuras do conceituado artista e cordelista pernambucano J. Borges e traz, ainda, um CD com músicas próprias do autor e de artistas convidados. Xotes, frevos, choros, baiões, maracatus e mazurcas servem de trilha sonora para o livro e conversam perfeitamente com a narrativa.
Entre os músicos convidados estão Hermeto Pascoal, Quinteto Violado, Sebastião Tapajós, Gegê Felix, Oliveira de Panelas, Luciano Magno, João do Pife, DerinhoSantos, Brito Lucena, Walter Silva, Carneirinho do Acordeon, João Marques dos Santos, Dalva Diniz e Grupo Cultural Walê Fulni-ô, além de vários músicos nascidos ou radicados no Paraná, destacando-se: Raymundo Rolim, Ivan Graciano, Cabelo, Aline Morena, Marcelinho Cigano, Artur Luiz, Ricardo Cabral, Campinense, Alê Maceió, Aramis Teixeira Mendes, Gerson Bientinez, Lusemar, Oliveira Jr., Selpa, João Pedro Teixeira, Cida Airam, Alvaro Ramos, Ezequiel Piaz, Rogéria Holtz, Belém, Fábio Hess, Tampinha, Zezinho do Pandeiro, Tarzan, Vinícius Chamorro, Marinho Gallera, César Matoso e Marcinho do Cavaco.

O Shopping Estação está situado na Avenida Sete de Setembro, 2.775 – Rebouças. Mais informações no site www.delabiataalagoadacanoa.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário