quinta-feira, 11 de julho de 2019

Documentário sobre trabalhadores da indústria têxtil estreia na Cinemateca


Entra em cartaz na Cinemateca, a partir desta quinta-feira (11), o documentário “Estou me guardando para quando o carnaval chegar”. O longa-metragem integra a programação da Sessão Vitrine. A mostra organizada pela distribuidora Vitrine Filmes visa democratizar as produções cinematográficas do Brasil, exibindo filmes com ingressos acessíveis. O longa continua em cartaz na sessão das 16h até 24 de julho.
Dirigido pelo pernambucano Marcelo Gomes, o documentário visita o pequeno munícipio de Toritama, cidade conhecida por abastecer o mercado da moda brasileira com 20% de toda produção de jeans no país. O filme mostra a vida dos trabalhadores da indústria têxtil que apenas param de trabalhar quando chega o feriado prolongado de Carnaval.
Ao expor as histórias dos moradores da pequena cidade no Agreste pernambucano, o documentário faz críticas sobre a exploração das indústrias em cidades pequenas, além de questionar o atual momento da utilização de mão de obra barata num país com mais de 13 milhões de desempregados.
A Vitrine Filmes é uma empresa distribuidora famosa por fomentar diretamente a indústria cinematográfica brasileira. Desde 2017, a Sessão Vitrine valoriza o cinema nacional trazendo títulos de vários gêneros produzidos em várias regiões do Brasil. Focado em diversificar o público dentro dos cinemas e de contribuir com a formação de plateias, a mostra reuniu mais de 160 mil espectadores nas salas de cinema por todo Brasil.

“Estou me guardando quando o carnaval chegar” é indicado para maiores de 10 anos e os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário