sexta-feira, 15 de novembro de 2019

“Bem-vindos à Espécie Humana” tem estreia nacional no Teatro Novelas Curitibanas


O espetáculo “Bem-vindos à Espécie Humana”, nova montagem da companhia brasileira de teatro, faz sua estreia nacional no Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge. A temporada segue em cartaz até o dia 15 de dezembro, sempre de quinta a domingo, às 20h. A peça foi contemplada pelo Edital Novelas Curitibanas 2019 da Fundação Cultural de Curitiba e será apresentada de forma gratuita. Indicada para maiores de 16 anos, terá ingressos disponíveis 1h antes de cada apresentação no próprio teatro (sujeito à lotação).
No best seller do historiador Yuri Noval Harari e no texto do dramaturgo francês Benoit Lambert, o ser humano e sua evolução no planeta Terra em relação a outras espécies e a ele mesmo é apresentada sob a perspectiva da agressividade, e de como as guerras, o sistema capitalista e as religiões abraçam as características humanas e ditam o modus operandi das nossas sociedades complexas. São esses os conceitos presentes na dramaturgia criada pela companhia brasileira de teatro para seu novo espetáculo.
Em cena, as atrizes Cássia Damasceno e Giovana Soar desenham e apresentam para a plateia um inventário de algumas das experiências que nos unem como espécie humana ao decorrer dos séculos: o medo, a religião, o sistema capitalista e a relação com o dinheiro, o consumo, a acumulação e as armas. Ao decorrer dos 50 minutos de espetáculo, de forma irônica e bem-humorada, as duas atrizes questionam as escolhas e desejos do homem e sua relação intrínseca com a agressividade, buscando decifrar quais foram os mecanismos que nos trouxeram até o nosso violento presente.
Ao refletir sobre a evolução do ser humano e como ela recai em nossas vidas íntimas e particulares, uma das buscas da companhia com a obra é a aproximação com o público jovem, em especial a Geração Z (nascidos entre 1990 e 2010), dialogando com seus interesses e forma de enxergar o homem contemporâneo, e ainda, tentando entender suas perspectivas – pessimistas ou não – de futuro.


SOBRE A COMPANHIA BRASILEIRA DE TEATRO - A companhia brasileira de teatro é um coletivo de artistas de várias regiões do país fundado pelo dramaturgo e diretor Marcio Abreu em 2000, em Curitiba, onde mantém sua sede num prédio antigo do centro histórico. Sua pesquisa é voltada, sobretudo, para novas formas de escrita e para a criação contemporânea. Entre suas principais realizações estão peças com dramaturgia própria, escritas em processos colaborativos e simultâneos à criação dos espetáculos, como “Preto” (2017); Projeto Brasil” (2015); “Vida” (2010); “O que eu gostaria de dizer” (2008); e “Volta ao dia…” (2002).
Há ainda uma série de criações a partir da obra de autores inéditos no país como “Krum” (2015) de Hanock Levin; “Esta Criança” (2012), de Joël Pommerat; “Isso te Interessa?” (2011), a partir do texto “Bon, Saint-Cloud”, de Noëlle Renaude; “Oxigênio” (2010), de Ivan Viripaev, “Apenas o fim do mundo” (2006) de Jean Luc Lagarce; “Suíte 1” (2004) de Phillipe Myniana. Sua peça mais recente é uma adaptação da obra “Platonov” de Anton Tchekov, intitulada “Por Que Não Vivemos?” (2019).
A companhia realiza ainda frequentes intercâmbios com outros artistas no país e no exterior. Estreou na França em 2014 o espetáculo “Nus, Ferozes e Antropófagos”, em parceira com o coletivo francês Jakart. Mantém um repertório ativo e que circula com frequência e já recebeu os principais prêmios das artes no país.

A classificação indicativa é 16 anos. O Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge fica na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222, São Francisco. Mais informações sobre a companhia brasileira de teatro podem ser encontradas no site www.companhiabrasileira.art.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário