quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Museu Paranaense apresenta programação musical gratuita


A parceria do Museu Paranaense com a Universidade Tecnológica do Paraná continua com apresentações dos grupos instrumentais da universidade. Dia 29 de novembro, às 19h30, a Camerata UTFPR interpreta as canções do musical “West Side Story”, e dia 6 de dezembro, às 19h, o grupo PianoTec UTFPR dá vida a obras da literatura pianística que vão do período barroco até o século XX.
Fechando o ciclo musical no museu, dia 13 de dezembro, às 19h, tem o “Recital de Violino Solo no Barroco”, com a violinista Bettina Jucksch.
Para a diretora do Museu Paranaense, Gabriela Bettega, é fundamental criar narrativas transversais aos temas presentes no acervo. “Abrir o espaço do Museu para atividades artísticas é uma oportunidade para trazer diferentes públicos à instituição. Além disso, o canto, a dança e as artes visuais possibilitam uma nova experiência de fruição do acervo e do espaço museológico”.

CAMERATA NO MUSEU – O grupo instrumental Camerata UTFPR apresenta o concerto “West Side Story”, com as canções do famoso musical da Broadway lançado em 1957 e adaptado para o cinema em 1961. No Brasil, o filme ficou conhecido como “Amor, Sublime Amor”. Com participação especial dos cantores Norbert Steidl, Vinicius Martins, William Sampaio e alunos de canto da professora e cantora lírica Luciana Melamed. A direção artística é do maestro Enaldo Oliveira.
A Camerata UTFPR resulta de uma tradição da instituição em oferecer, para seus alunos e membros da comunidade curitibana, a prática instrumental coletiva como atividade educacional e de extensão. Todas as apresentações possuem caráter didático, em que o diretor artístico e maestro Enaldo Oliveira conversa com a plateia sobre assuntos relacionados ao repertório, fornecendo informações para que os ouvintes possam ter uma audição mais atenta e engajada, dinamizando assim a fruição musical da plateia.

RECITAL PIANOTEC – Obras relevantes da literatura pianística que vão do período barroco, em 1600, até o século XX, ganham vida nas mãos do grupo PianoTec UTFPR: Técnica e Interpretação Pianística, projeto de extensão em Música da UTFPR. No dia 6 de dezembro, a partir das 19h, o público poderá conferir um programa bem variado, com interpretações de Johannes Brahms, Freddie Mercury, Frédéric Chopin, Zequinha de Abreu, Alan Silvestri, entre outros, resultado dos estudos realizados ao longo de 2019.
Coordenado por Brenno Lima, o grupo é formado pelos pianistas Anna Flávia Domingues, Aroldo Komori, Erick Valenga, Giovana Lucas, Giovana Scheffer, João Marcos R. Tiburcio, Julia Arce, Kimberly Kilim, Marcela Lima, Marco Busetti, Noan Caliel Brostt, Pedro Bertoluci, Robson Onofre (Binho) e Vitória Favero.

RECITAL DE VIOLINO – No dia 13 de dezembro, às 19h, a violinista Bettina Jucksch interpreta obras do período barroco, que para a música está compreendido entre 1600 e 1750, momento do surgimento do violino. No repertório, obras para violino solo de Franz von Biber, compositor austríaco, e de Johann Sebastian Bach, da Alemanha. Bettina é formada pelo Konservatorium für Musik Bern, na Suíça, sob a tutela do professor Max Rostal, e professora de violino há 35 anos.

INSCRIÇÕES – Os eventos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas até a véspera de cada um em www.sympla.com.br/museuparanaense.

O Museu Paranaense está situado na Rua Kellers, 289, São Francisco. Mais informações: 3304-3300 /3304-3311 / 3304-3314 ou www.museuparanaense.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário