quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Livro inspirado em crime que aconteceu em Curitiba tem lançamento na Livraria da Vila


Nesta quarta-feira, 27 de novembro, a Livraria da Vila, no Pátio Batel, recebe o lançamento do livro “O Formigueiro” (Chiado Books), escrito por Guilherme Carraro, uma das apostas da nova geração de escritores paranaenses. A obra é inspirada em um crime verídico, que ocorreu em 2017. No evento, que ocorre a partir das 18h30, o autor estará disponível para um bate-papo, fotos e autógrafos nos exemplares disponíveis. A entrada é gratuita.
No livro, o primeiro do autor, uma senhora de 93 anos foi encontrada morta sob circunstâncias misteriosas pela sua cuidadora. Em meio às investigações, comandadas pela Divisão de Homicídios, descobre-se que sua conta bancária sofreu transações fora do comum, trazendo à tona segredos nunca revelados e reviravoltas que transformam uma história brutal em um suspense persuasivo.
O escritor e jornalista faz uso de recursos da ficção para criar diálogos inspirados no acontecimento, apostando em uma atmosfera sombria e instigante, porém sem alterar a veracidade dos fatos. “Acho importante falarmos sobre o impacto desses atos de violência na sociedade como um todo, assim como nos sujeitos envolvidos no crime. Situações desse cunho se tornaram comuns nos jornais e em programas televisivos, tornando-se banais e deixando o desfecho menos relevante do que o próprio acontecimento. Em ‘O Formigueiro’, procuro dar uma certa voz aos envolvidos no caso, desde a equipe de investigadores, até os suspeitos, mostrando um pouco do contexto social e instigando sobre como a vida humana passou a valer algumas migalhas, na tentativa de ir muito mais além do que uma matéria de 30 segundas na televisão ou de uma página de jornal”, explica o também jornalista, Guilherme Carraro.

A Livraria da Vila fica no Piso L3 do Pátio Batel, localizado na Avenida do Batel, 1868, Batel.

PROCESSO DE PESQUISA E INFLUÊNCIAS - Durante sua passagem pela FLIMO – Festa Literária de Morretes, evento que contou com grandes nomes da literatura nacional, como Cristóvão Tezza, Guilherme Gontijo Flores, entre outros, Carraro falou sobre o processo de pesquisa pelo qual passou para a coleta das informações. “Tive acesso a todo o material da investigação, incluindo fotos e detalhes que não foram exibidos nas matérias da grande mídia, assim como a informações passadas pelos próprios investigadores. Foi quase como uma experiência imersiva, em que precisei navegar a fundo para poder abordar todas particularidades sem distorcer em nada o acontecimento”.
Em relação às suas inspirações, o jornalista citou autores consagrados do gênero, como Agatha Christie, Jo Nesbø, Edgar Allan Poe, Patrícia Melo e Dalton Trevisan, fazendo referências Às obras, “Assassinato no Expresso Oriente”, “Boneco de Neve”, “O Vampiro de Curitiba”, entre outros.
“O Formigueiro” já está disponível nas principais livrarias do Brasil e Portugal pelo preço de R$ 30,00, assim como pelas plataformas online da Saraiva, Amazon, Chiado Books, entre outras. Mais informações no perfil do Instagram ou página do Facebook.

SOBRE O AUTOR - Guilherme Carraro nasceu em 1997 e é formado em Jornalismo pela Universidade Positivo, e em Cinema e Roteiro pela Hollywood Film Academy. É fã assumido da literatura e teve seu primeiro contato com o universo dos livros por leio de “O Grande Gatsby”, de F. Scott Fitzgerald, e “O Cão dos Baskerville”, de Sir Conan Doyle. Na área jornalista, se apaixonou por um novo estilo da narrativa, o jornalismo literário, que consiste em obras de mistério, que navegam entre o real e fictício, sendo influenciado por grandes autores, como Agatha Christie, Jo Nesbø, Edgar Allan Poe, Raphael Montes, Truman Capote, Ilana Casoy, Patrícia Melo, Dalton Trevisan, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário