sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Orquestra de Câmara e Alexandre Razera: cordas e solos de viola na Capela


O violista Alexandre Razera volta à Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba para um concerto melódico com obras de Schubert e Dvorak. Ele assina a direção musical e será solista das apresentações nesta sexta-feira (22), às 20h, e no sábado (23), às 18h30, na Capela Santa Maria. Os ingressos custam R$ 30,00 e meia-entrada R$ 15,00.
Razera foi músico oficial da Camerata por cinco anos. Essa semana, para os ensaios, se surpreendeu com a qualidade musical e elogiou a formação da orquestra. “O equilíbrio da orquestra está muito bom, com os novos contratados dá para sentir o crescimento e a tendência é só melhorar”, comentou satisfeito.
A experiência de ter vivido em Curitiba também foi destacada pelo diretor musical. “Aprendi muito aqui e voltar é fantástico. Diferente do estereótipo do curitibano fechado, eu aqui fui bem acolhido e feliz”.

REPERTÓRIO - Para o repertório foram selecionadas dança, sonata e serenata que garantem o caminho suave do concerto só para cordas e com solos de viola.
De Franz Schubert (1797-1828) serão executadas as “Cinco Danças Alemãs” com corda e sete trios, a sonata “Arpeggione” (1841-1904) e a “Serenata para cordas em Mi Maior, Op. 22”.

SOBRE O DIRETOR MUSICAL - Iniciou seus estudos musicais aos 8 anos de idade, na Escola de Música de Piracicaba (SP). Graduou-se pela Universidade de São Paulo (USP), sob a orientação de Marcelo Jaffé. Foi bolsista da Fundação Vitae para a Academia da Orquestra Filarmônica de Berlim (Alemanha), onde foi orientado por Wilfried Strehle, posteriormente estudando na Universidade de Artes de Berlim.
No Brasil atuou como violista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Orquestra Experimental de Repertório e viola solo da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp). Também foi solista das orquestras sinfônicas Paulista, Santo André, Minas Gerais e Camerata Fukuda. É primeiro violista da Orquestra da Rádio e Televisão Eslovênia de Ljubljana e músico convidado da Mahler Chamber Orchestra, desde 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário