sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Feira gráfica Mamute leva arte e música para o Engenho da Inovação


Com uma ampla programação que reúne arte gráfica, música e literatura, a terceira edição da feira Mamute acontece neste sábado, dia 23, das 11h às 20h, no Engenho da Inovação. O evento promoverá uma experiência ao ar livre, com show, discotecagem, oficinas para crianças, espaços de convivência com área gastronômica e uma feira com diferentes propostas artísticas – na qual o público pode, além de conhecer e conversar com os criadores, comprar obras, livros, objetos e produtos artesanais, autorais e de tiragem limitada. A entrada é gratuita.
A Mamute tem como proposta promover o encontro e a conversa entre os artistas e o público. A feira conta com representantes do universo da produção autoral de editoras, coletivos e artistas independentes em torno da experimentação gráfico-visual, da cidade e de fora dela. Serão expositores de mais de 20 cidades diferentes de estados como o Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro – além de projetos do Uruguai e Itália – que trarão suas publicações e obras.
Estarão presentes na feira trabalhos em diferentes formatos e temáticas: gravuras, ilustrações, arte digital, fotografia, literatura, moda autoral, adesivos, quadrinhos, prints, camisetas, porcelana, acessórios, decoração e outras expressões – inclusive extrapolando os limites do papel e explorando os mais diversos suportes. O evento também contará mais uma vez com um espaço para gravar arte na pele: flashs de tatuagem, com um grupo diverso de tatuadores para quem busca uma marca artística mais duradoura.
O evento também terá programação cultural durante o dia todo: discotecagem, show de música com a Bananeira Brass Band, gastronomia, oficinas, lançamentos de livros e práticas gráficas.
Para os pequenos, a Mamute também terá atividades especiais. Além de expositores voltados à arte para criança, a feira contará com um espaço preparado para oficinas práticas e um ateliê de experimentações gráficas. Lá os pequenos poderão conhecer e experimentar várias técnicas artísticas, como carimbos, serigrafia, gravuras, stencils e muito mais. Essa área foi concebida com o objetivo principal de despertar e incentivar o interesse do público infantil pela arte impressa, colaborando com o estímulo de seu repertório visual, sensibilidade estética e capacidade criativa.
Realizada sem nenhum tipo de incentivo fiscal, a Mamute é um projeto independente. Para viabilizar a terceira edição, a produção do evento também está com um financiamento coletivo aberto: bit.ly/kickanteMMT3, onde é possível apoiar doando R$ 10,00. O evento tem como cerveja oficial a Stella Artois e conta com apoio da Fundação Cultural de Curitiba, Casa 102, Vela Bikes e da Tamanduá Iluminação. A produção é da Gloriosa Produções Culturais.
O Engenho da Inovação fica na Rua Engenheiro Rebouças, 1732 – Rebouças. Mais informações na página do Facebook, perfil do Instagram ou pelo e-mail mamuteafeira@gmail.com.

Programação da Mamute, a Feira Gráfica de rua | edição #3

11h às 21h
Exposição Geral: Feira Gráfica-Literária-Autoral-Artesanal
Artistas gráficos e criativos: No estacionamento do Engenho da Inovação, sede da Fundação Cultural de Curitiba, o público encontrará artistas diversos e suas produções, além de editoras e livrarias. Todos experimentos gráficos, livros e produtos artesanais à venda, por preços variados, para todos os gostos e bolsos.

11h às 21h
Flash de Tatuagem
Nove tatuadores estarão prontos para criar na pele do público algumas de suas experiências gráficas.

11h às 21h
Lançamentos de livros
Um espaço dedicado à literatura, com a presença de autores, editoras e o jornal literário Relevo.

12h30 às 15h
Música: discotecagem com Tha Redig

15h às 17h30
Música: discotecagem com Gosmma

17h30 às 19h30
Música: discotecagem com Guga Azevedo
Guga Azevedo coleciona músicas. Há mais de 15 anos ele toca essas músicas em festas, inferninhos, calçadas, shows, feiras, rádios, lojas, bares, praças, praias, montanhas, desertos, oceanos, ruas, porões, corredores, banheiros, quintais, cafés, laboratórios, piscinas, firmas, coqueiros e onde mais tiver gente disposta a ouvir um som. Também tem um podcast sobre algumas dessas músicas e lançamentos, o @bropicalfm.

19h30 às 20h
Música: com show da Bananeira Brass Band
A Bananeira Brass Band alimenta a resistência da música instrumental brasileira em um coletivo que toca com
metais e percussão, temas autorais e versões para clássicos de artistas como Jorge Ben Jor e João Donato, entre outros.

Mamutinha
Expositores de artes gráficas e literatura para crianças, junto de uma programação de ateliê livre, oficinas, show e contação de histórias.
11h às 17h
– A Pequena fábrica de estampas
Ateliê Livre de Experimentação Gráfica. Um espaço para a criança experimentar e descobrir diferentes técnicas gráficas com monitores especialmente preparados para facilitar essa experiência.

13h às 15h
– Laboratório de adesivos (stickers)
Oficina para crianças de todas as idades para a criação de adesivos à mão livre. Pequenos artistas, grandes coladores.

13h às 16h
– Sessões de contação de histórias, com Coletivo Era Uma Vez
Sessões de contação de histórias com o Coletivo Era Uma Vez, um grupo colaborativo de escritores e ilustradores de literatura infantil e juvenil de Curitiba. Com o trabalho, o grupo – que estará expondo e vendendo seus livros quer contribuir para a formação de leitores e tornar a literatura infantil e juvenil de Curitiba mais visível e acessível, por meio da aproximação entre autores locais e leitores.

15h às 17h
– Criação de microzines e livretos
Oficina para crianças de 06 a 11 anos, para criação de microzines e livretos autorais apenas com papel, cola, carimbos e imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário