quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Livro do fotógrafo Orlando Azevedo será lançado no MON


O Museu Oscar Niemeyer (MON) promove o lançamento do livro “Mestiço – Retrato do Brasil”, do fotógrafo Orlando Azevedo, nesta quinta-feira (7), às 19h30. A publicação apresenta 340 retratos em preto e branco de brasileiros anônimos. As fotos foram selecionadas entre milhares de imagens registradas ao longo de décadas.
O livro mostra pessoas unidas pela grande diáspora da língua portuguesa, cuja grandeza e beleza estão na sua mestiçagem”, diz Azevedo, açoriano de nascimento, mas desde 1964 residente em Curitiba.
A produção autoral de seu 14º livro é resultado, em grande parte, de um projeto que teve início no final da década de 1990, quando o fotógrafo percorreu 90 mil quilômetros na expedição Coração do Brasil, com o intuito de documentar o patrimônio humano e natural do País. A obra também conta com retratos feitos em décadas anteriores, desde os anos 70, ainda em formato analógico.
A expedição sempre teve como meta revelar o outro, o Brasil oculto e à margem, dar voz ao grito contido”, explica o fotógrafo. “Mestiço – Retrato do Brasil” é uma síntese deste continente chamado Brasil, em sua diversidade e multiplicidade.
O prefácio do livro é assinado pelo jornalista, escritor, tradutor e editor Eduardo Bueno, que define a obra como um Brasil sem maquiagem, de cara e alma lavadas. “Orlando Azevedo nos deixou cara a cara com o Brasil”, define. Bueno é autor da coleção “Terra Brasilis”, que inaugurou um estilo leve e crítico de contar a história do País.
O acervo do MON conta com nove obras do fotógrafo Orlando Azevedo. Suas fotos também integram acervos de diversas instituições nacionais e internacionais, como o International Center of Photography (Nova York); Centre Georges Pompidou e Museu Francês de Fotografia (Paris); Museu de Arte de São Paulo (Masp), Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu Afro Brasileiro e Instituto Cultural Itaú (São Paulo); Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro; Museu de Fotografia Cidade de Curitiba; Empresa Portuguesa das Águas Livres (Lisboa) e Fototeca de Cuba (Havana), além de coleções privadas.

Mais informações: 3350-4460 ou www.museuoscarniemeyer.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário