domingo, 3 de novembro de 2019

Documentário “Espírito de Contradição” estreia no Cine Passeio


Chegou às telas do Cine Passeio o documentário “Espírito de Contradição”, dirigido por Fernando Severo, que aborda a vida e obra do filósofo e matemático Newton da Costa, paranaense nascido em Curitiba que se tornou famoso internacionalmente quando criou uma lógica que admite contradições: a Lógica Paraconsistente. Suas teorias se tornaram referência em universidades do mundo inteiro e encontram aplicação em vários campos da ciência, sendo objeto de estudos e seminários em diversos países. Formulou também o conceito da Quase-Verdade, que permite a convivência de teorias científicas logicamente incompatíveis.
Seu prestígio internacional pode ser medido pelas palavras dedicadas a ele por importantes órgãos da imprensa brasileira: “O mais proeminente filósofo brasileiro nos círculos acadêmicos internacionais” (Folha de S. Paulo); “Ele é o pensador brasileiro mais respeitado mundialmente, reconhecido pelo desenvolvimento da Lógica Paraconsistente, hoje utilizada em diversos sistemas computadorizados” (O Estado de São Paulo); “Trata-se de um nome brasileiro de reputação internacional, um gênio que inspira teorias e projetos em sua área, além de ser um defensor ferrenho da educação e da pesquisa” (Época).
Newton da Costa nasceu em 1929 e tem três graduações pela UFPR: engenharia civil, bacharelado e licenciatura em matemática. Tornou-se doutor em análise matemática e análise superior em 1961, tendo sido professor da UFPR, da USP e da Unicamp. A estreia do filme comemora também os 90 anos desse grande pensador, completados em setembro último.
Livre para todas as idades, “Espírito da Contradição” será exibido diariamente sempre às 16h30, com a promoção de meia-entrada para todas as faixas de público em todas as sessões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário