segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Coletivo Pianovero oferece oportunidade rara de apreciar o repertório de Gurdjieff-De Hartmann para piano


O público curitibano terá, no próximo dia 21, às 19h30, na Capela Santa Maria, a oportunidade rara de apreciar um conjunto significativo de peças para piano elaboradas pelo filósofo armênio Georges Gurdjieff e pelo compositor e pianista ucraniano Thomas De Hartmann. O concerto “De Sons e Terras Distantes” será realizado pelo Coletivo Pianovero e pianistas convidados, que executarão cerca de 40 dessas peças compostas no início do século 20.
A pianista e diretora musical do projeto, Vera Di Domenico, explica que a descoberta desse repertório foi recente em sua vida, mas foi uma espécie de “amor à primeira audição”, o que a motivou a elaborar o projeto. Como se tratam de obras pouco conhecidas, principalmente no Brasil, a busca por partituras revelou-se difícil, mas ela acabou por conseguir boa parte do material através de contatos com um dos mais renomados intérpretes dessas peças, o pianista francês Alain Kremski, que veio a falecer aos 78 anos de idade, no último mês de dezembro, além de Niket Jones do País de Gales (seguidor dos Movimentos Gurdjieff e Osho) e Amiyo Devienne (instrutora das danças e Movimentos Gurdjieff e Osho pelo mundo todo).
Há muitos anos, quando ainda estudava na Alemanha, havia ouvido falar desse repertório, mas só vim a conhecê-lo de fato mais recentemente. A obra é tão emocionante, bela, delicada e especial, que temos certeza de que irá tocar a todos como ela nos tocou”, afirma Vera, que no ano passado dirigiu projeto com a obra Vexations, de Eric Satie, realizada pelo Coletivo Pianovero, em eventos de 24 horas no Teatro Guaíra e na Oficina de Música de Curitiba.

A OBRA - As peças que serão apresentadas neste concerto são resultado das investigações do filósofo armênio Georges Ivanovich Gurdjieff pelo Oriente, e reúnem elementos de culturas e tradições espirituais muito antigas de regiões próximas aos mares Cáspio, Negro e Mediterrâneo, com destaque para o Sufismo. Para Gurdjieff, a música (assim como o movimento, a exemplo da dança dos dervixes sufis), desempenha um papel central em seu sistema filosófico.
De volta à Europa, na Paris do início do século 20, ele apresentou essas músicas ancestrais ao compositor e pianista ucraniano Thomas De Hartmann, que as arranjou para o piano. Era o ano de 1917 e De Hartmann, então com 31 anos de idade, era um músico de sucesso, tendo estudado com alguns dos maiores compositores russos da época, entre eles Rimsky-Korsakov.
O resultado desse encontro é uma coletânea de peças que se ancoram em tradições muito antigas e desconhecidas no Ocidente. Um repertório de grande beleza e profundidade.
O concerto terá duração aproximada de duas horas e meia, com o objetivo de oferecer aos ouvintes uma coletânea significativa dessa obra”, completa Vera Di Domênico, que vem idealizando e dirigindo projetos temáticos de piano com seus alunos, ex-alunos e pianistas convidados desde o início dos anos 90, e já abordou repertórios como as Invenções e Sinfonias de Bach; O Mikrokosmos, de Béla Bartók; Obras a Quatro Mãos de Schubert; Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado de John Cage, entre outros.

Os ingressos para este concerto custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada) e estão à venda na Capela Santa Maria ou pelo site aloingressos.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário