quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Livro sobre o rock de Curitiba, “Uma Fina Camada de Gelo”, ganha nova tiragem


Curitiba foi uma das cidades mais roqueiras do Brasil durante os anos 90, chegando a receber o título de “Seattle brasileira” pela mídia nacional. O livro “Uma Fina Camada de Gelo: O Rock Autoral e a Alma Arredia de Curitiba” relata essa efervescência e também suas origens, iniciando em artistas como Blindagem, A Chave, Contrabanda e Paulo Leminski, no final dos anos 70, chegando aos artistas surgidos até 1996, quando a capital paranaense teve um de seus melhores panoramas musicais.
O livro, com pesquisa e texto do escritor, poeta e advogado Eduardo Mercer, ganha uma nova tiragem, voltando às prateleiras das livrarias. Para marcar este retorno, será realizado um evento nesta quinta-feira (28) no Distrito 1340, espaço roqueiro de destaque da cidade. Com entrada franca, a partir das 18h o autor começa a sessão de autógrafos de exemplares do livro, que estará à venda no local nesta noite. Às 22h, subirá ao palco a banda Black Maria, num show em que desfila músicas de seu repertório autoral, com presenças de convidados especiais, envolvidos na publicação: o autor Eduardo Mercer (que nos anos 90 integrou as bandas O Grande Problema, Alley Blues e Graoara) e Fabiano Neves, produtor executivo do livro e integrante da banda Sr. Banana, que retornou há 2 anos e assinou com a gravadora Sony Music.
O livro é um evento histórico, atemporal, que relata com detalhes um período da cultura curitibana e paranaense”, afirma Fabiano Neves. “Por meio de entrevistas, que relatam fatos e versões, se reconstrói uma das fases mais intensas e reais da juventude curitibana, quando um mercado fonográfico pujante dava a qualquer jovem a possibilidade de sonhar com ascensão social, cultural e até econômica. Era uma luta por espaço baseada em muito estudo, trabalho, política e estratégia. Além de muita confusão, festas, noitadas e sonzeira”, completa. Durante a noite, nos telões do Distrito 1340, será exibido o documentário de mesmo nome do livro, dirigido por Vinicius Tchê Ferreira, sobre a cena curitibana.

DE VOLTA ÀS LIVRARIAS - Lançado no final de 2017, “Uma Fina Camada de Gelo: O Rock Autoral e a Alma Arredia de Curitiba” teve uma tiragem inicial de 1.000 exemplares, que se esgotou das prateleiras há mais de três meses, o que motivou a nova impressão. “Nos últimos meses, muita gente me procurava, sejam conhecidos ou desconhecidos, pelo meu telefone ou pelas redes sociais, perguntando onde conseguiam comprar um exemplar. Então diante desta grande procura a gente percebeu, com segurança, que havia público para uma segunda tiragem”, justifica o autor Eduardo Mercer.
É importante citar que, em suas 558 páginas, o livro vai além de aspectos musicais, buscando analisar características sociais e históricas do próprio curitibano, como um modo de buscar uma explicação para o fato da cidade não ter projetado um artista de sucesso nacional nos anos 90, apesar das grandes expectativas (vindas muitas vezes da própria imprensa de São Paulo e Rio de Janeiro, que apostava muito nos artistas de Curitiba).
O livro teve muita receptividade não só entre pessoas que se interessam pela música curitibana, mas também porque apresenta uma análise do povo curitibano, da alma curitibana, da falta de mercado de consumo para cultura local. Isso interessa a pessoas que não necessariamente têm gosto pela história da música curitibana, mas que querem conhecer melhor o jeito curitibano de ser, que é tão polêmico e tão conhecido, debatido e questionado em qualquer lugar que a gente vá do Brasil”, relata Eduardo Mercer.

POLÊMICA PARA A POSTERIDADE - Além de pessoas de Curitiba envolvidas na cena, o livro traz uma das últimas entrevistas com o produtor musical Carlos Eduardo Miranda (falecido em março de 2018), conhecido por revelar nacionalmente bandas como Raimundos, Skank, entre tantas outras. Ele trabalhou com artistas curitibanos e conhecia a cena musical a fundo, contribuindo com uma visão de fora em sua entrevista, em que não poupa críticas, apontando motivos internos que ele julgou serem responsáveis pela cena roqueira da cidade não ter a projeção esperada. É provavelmente um dos pontos mais polêmicos do livro.

O Distrito 1340 está situado na Rua Major Heitor Guimarães, 1130, Campina do Siqueira). Mais informações: 3049-5701 ou www.facebook.com/FinaCamada

Nenhum comentário:

Postar um comentário