quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Espetáculo gratuito comemora os 100 anos do Hospital Pequeno Príncipe


O Hospital Pequeno Príncipe comemora cem anos de vida em 2019. Para celebrar o aniversário do maior hospital pediátrico do Brasil e presentear a cidade de Curitiba, nos dias 9 e 10 de novembro, acontece o espetáculo Presente para o Futuro: 100 anos de vida, com projeções de luzes, música e dança em frente ao hospital. O evento começa às 20h e tem entrada gratuita.
Presente Para o Futuro é uma homenagem a essa instituição centenária, especialmente aos seus colaboradores que, com talento e dedicação, fazem do hospital uma referência no que diz respeito à saúde da criança e do adolescente. E é também um convite para que toda a comunidade possa vir prestigiar e comemorar este momento inesquecível. Atento ao olhar de democratização de acesso que o Complexo Pequeno Príncipe carrega, o evento honra o passado, celebra o presente e desenha o futuro, valorizando o universo das emoções e da inovação, com uma programação que resgata o que temos de mais belo na arte e na ciência”, diz Ety Cristina Forte Carneiro, coordenadora geral do projeto e Diretora Executiva do Pequeno Príncipe.
Por meio de um roteiro poético, será encenada parte da história do hospital, com a participação de atores, representando o Príncipe e a Raposa, personagens do livro de Saint Exupéry que inspira o nome da instituição, e Dona Ety, presidente voluntária há 53 anos da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro (mantenedora do Pequeno Príncipe).
Mesclando videomapping, dança, música ao vivo e encenações com atores, a equipe do projeto do espetáculo é múltipla e majoritariamente local. A começar com a participação especial do Coral Pequeno Príncipe, anfitrião do evento, que regido por Simone Abati irá acompanhar a Orquestra à Base de Sopro (OABS), que conta com direção artística de Sergio Albach. No repertório, músicas da OABS e também grandes clássicos da música brasileira do início do século XX. O videomapping conta com direção da produtora A Labirinto; a direção de palco é de Ana Rosa Tezza, da trupe de teatro Ave Lola. Juntos, A Labirinto e Ave Lola, assinam o roteiro do espetáculo. Ainda na equipe, constam a coreógrafa Patrícia Otto e o figurinista Eduardo Giacomini.
O Hospital Pequeno Príncipe está situado na Avenida Silva Jardim, 1677 (esquina com a Rua Desembargador Motta), Água Verde. Mais informações no site presenteparaofuturo.com.br ou na página do Facebook, www.facebook.com/presenteparaofuturo/.

DESVIOS DE TRÂNSITO - Nos dias do espetáculo, as ruas região do hospital terão alguns desvios, com a orientação da Setran, para segurança do público. Haverá bloqueio para entrada e saída de veículos na Avenida Silva Jardim, entre as Rua Desembargador Motta e Brigadeiro Franco, das 17h às 23h. As entradas de emergências e internações do Pequeno Príncipe, pela Desembargador Motta, estarão abertas para garantir a continuidade dos atendimentos.

CEM ANOS DE HOSPITAL PEQUENO PRÍNCIPE - Há 100 anos, o Hospital Pequeno Príncipe – maior hospital pediátrico do Brasil, localizado em Curitiba – atende crianças e adolescentes de todo país. A instituição filantrópica tem até 70% da sua capacidade de atendimento destinada ao SUS. É referência em 32 especialidades, entre elas Oncologia, Ortopedia, Cardiologia e Doenças Raras, e procedimentos de alta complexidade, como transplantes.
O hospital é precursor de políticas públicas, foi pioneiro na inclusão da família em tempo integral e em reconhecer educação e cultura como direitos fundamentais das crianças e adolescentes dentro do ambiente hospitalar. Além disso, é um tradicional centro formador de pediatras no Brasil, trabalhando em sinergia com assistência (hospital), ensino (Faculdades Pequeno Príncipe) e pesquisa (Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe) que juntos, formam o Complexo Pequeno Príncipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário