terça-feira, 17 de agosto de 2010

Astros do hip-hop 'diversificam' negócios para continuarem ricos

O astro do rap Jay-Z está no topo de uma lista dos rappers mais ricos em 2010, ganhando mais do que o dobro do que o seguinte do ranking, Sean "Diddy" Combs.
Shawn "Jay-Z" Carter teve renda pessoal de 63 milhões de dólares entre junho de 2009 e junho de 2010, de acordo com a Forbes.com.
Diddy ganhou 30 milhões de dólares, sendo seguido pelo rapper americano-senegalês Aliuane "Akon" Thiam, com 21 milhões de dólares. Apesar de condenado à prisão em março por porte de armas, o rapper nascido em New Orleans Dwayne "Lil Wayne" Carter apareceu em quarto lugar, ganhando 20 milhões de dólares, à frente do ícone do rap da Califórnia, Andre "Dr. Dre" Young, que ganhou 17 milhões de dólares.
Todos os astros do topo da lista compartilham uma estratégia comum: a diversificação.
Os rappers mais ricos ganharam dinheiro com propaganda de bebidas, marcas de roupas, nightclubs e pontas em filmes, além das turnês com shows e das vendas de disco.
Jay-Z é sócio da cadeia de clubes noturnos 40/40. Diddy faz propaganda para a vodca Ciroc e apareceu no filme "É muito rock, meu!". Dr. Dre e Lil Wayne têm selos de discos. Akon participou de uma campanha da Pepsi na Copa do Mundo.
O dinheiro de verdade não está na venda de discos, disse Zack O'Malley Greenburg, o escritor da Forbes que compilou a lista.
A lista completa dos rappers milionários pode ser encontrada no www.forbes.com/hiphop.

Nenhum comentário:

Postar um comentário