terça-feira, 17 de agosto de 2010

Coro da Camerata apresenta poemas e canções alemãs

Obras de renomados compositores alemães, unindo música e poesia, estarão na voz dos integrantes do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, no espetáculo “Poemas e Canções Alemãs”, na próxima sexta-feira (20), às 20h, e sábado (21), às 18h30, na Capela Santa Maria - Espaço Cultural. O grupo, que hoje é conduzido pela maestrina Helma Haller, tem buscado em suas apresentações entrelaçar as diversas manifestações artísticas, e fará nesse espetáculo uma ponte entre a literatura e a música.

Nesse programa, em parceria com o Instituto Goethe de Curitiba, poderão ser apreciados poemas de Goethe, Uhland, Lessing e Geibel, entre outros grandes poetas germânicos, que serão apresentados em música de mestres como Haydn, Mendelssohn, Brahms e Schumann (cujos 200 anos de nascimento se comemoram em 2010). O concerto tem a “celebração” como tema, por celebrar-se a música, a diversão, a natureza e o amor. O programa encerra com as alegres Canções Ciganas de Johannes Brahms.

O público poderá perceber o sentido por trás dos poemas, alguns dos quais serão recitados na língua original e também numa versão para o português. Os poemas em alemão serão recitados por Claudia Roemmelt Jahnel, diretora do Instituto Goethe. As versões em português dos poemas serão narradas por Águeda Horn. Graduada em Letras pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Águeda é aluna e bolsista do curso de alemão no Instituto Goethe.

O Coro – Citado pela imprensa europeia entre os dez melhores do mundo, o Coro da Camerata integrou o 18º Festival Corale Internazionale "La Fabbrica Del Canto", realizado na Itália, em junho do ano passado. Na ocasião, o coro curitibano levou quatro programas de repertório brasileiro diferentes para uma série de dez concertos pela região da Lombardia, com início na cidade de Legnano e término em Milão. A participação no festival resultou do sucesso obtido pelo grupo no 8º Simpósio Mundial de Música Coral, que aconteceu em Copenhague (Dinamarca), em 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário