quinta-feira, 5 de maio de 2011

Espaço Cultural BRDE seleciona exposições para 2011/2012

Pintura, fotografia, gravura e escultura são algumas das opções da agenda 2011/2012 que acaba de ser definida pela comissão responsável pelas atividades do Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões. Das 23 propostas apresentadas, foram selecionados dez projetos para o segundo semestre de 2011 e todo o ano de 2012.

A comissão, formada por funcionários do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), mantenedor do Espaço Cultural, contou com a assessoria do crítico de arte Fabrício Nunes, também professor de História da Arte e Estética na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), que coordenou a seleção dos trabalhos.

De acordo com o professor Fabrício Nunes, as motivações para escolher os trabalhos foram, em linhas gerais, qualidade artística, maturidade da proposta, compreensão do espaço e adequação. “Por qualidade artística entendo a capacidade da obra de veicular valores formais e de pensamento: a obra de arte, através da forma, faz o espectador pensar, imaginar, sentir: não se trata simplesmente de ‘ser bonito’, mas principalmente de ativar a imaginação, que é uma dimensão fundamental da experiência humana”, disse.

PALACETE DOS LEÕES - Considerado pelos artistas como um espaço nobre, o casarão da João Gualberto, por si só é uma obra de arte. Construído em 1902, o espaço é tombado pelo patrimônio histórico e é testemunho do ciclo da erva-mate, um dos períodos mais prósperos da economia paranaense. Inaugurado em junho de 2005, o Espaço Cultural BRDE, instalado no Palacete, já recebeu artistas dos mais variados segmentos. Além do incentivo a exposições, também proporciona apresentações de grupos musicais, concertos e lançamentos de livros.

Confira os projetos selecionados:

1 André Barroso da Veiga pintura, gravura, objeto
2 Daniel Gustavo Escudero pintura
3 Edénei Brizot escultura
4 Edisa de Athayde Costa e Silva pintura
5 Elisangela Felber gravura, objeto, fotografia
6 Luiz Lavalle Filho pintura
7 Michelle Behar Ribeiro gravura
8 Sander Vital Riquetti fotografia
9 Silvana Maria Camilotti pintura
10 Valdir Francisco gravura

Nenhum comentário:

Postar um comentário