quarta-feira, 25 de maio de 2011

Mostra de artistas paranaenses no Museu de Arte Sacra

Religião e arte unem-se na exposição “Linguagens do Sagrado”, em cartaz no Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba – Masac (Largo da Ordem), espaço gerenciado pela Fundação Cultural de Curitiba. Sob a curadoria de Nilza Procopiak, a mostra coloca ao alcance do público importantes trabalhos do acervo municipal, assinados por cinco dos mais representativos artistas paranaenses que, nessas obras, abordaram aspectos da vida espiritual.
De Guido Viaro, um dos mestres da arte paranaense, foi escolhido o desenho em crayon sobre papel “Os Profetas”. Dando sequência à seleção de trabalhos, Jair Mendes expressa a paixão pela pintura na obra “Ceia”, forte e colorida, onde as superfícies das tintas ganham um toque gráfico. De Edílson Viriato está presente a obra tridimensional denominada “Coroa do Salvador”, que une materiais diversos no limite entre a seriedade e a transgressão. Cultura, religião, mitos e rituais são dissecados e revisados pelo artista, em réplicas que mostram o desmanche dos tabus, feito sob o ponto de vista da polêmica.
Tecnologia digital e complexa elaboração manual são os instrumentos de Uiara Bartira para a gravura da série “Pixel”, também na exposição. O trabalho é um exemplo do modo como a artista conseguiu passar toda a luminosidade e transparência da cor obtida pela luz digital para a cor da tinta, por meio da gravura em metal. “Além disso, a obra possui uma característica fluída, que inegavelmente remete aos aspectos etéreos da vida espiritual”, destaca a curadora Nilza Procopiak.
A pintura intitulada "Anunciação - Zwiastowanie", de Everly Giller, fecha a relação de obras selecionadas para a mostra no Museu de Arte Sacra. Com uma visão extremamente lírica, o trabalho fascina pelo uso das cores e pela composição fantástica e onírica de um universo que se complementa nele mesmo. Produto intelectual, além de artístico, a obra alude a ícones religiosos, à arte medieval e à lei áulica que determina o tamanho maior para a personagem mais importante: a Virgem Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário