segunda-feira, 16 de maio de 2011

Oscar Niemeyer expõe obras do colombiano Fernando Botero

(AEN) - O Museu Oscar Niemeyer abre ao público nesta quinta-feira (19) a mostra “Dores da Colômbia”, com 67 obras de Fernanco Botero que poderão ser vistas em Curitiba até 14 de agosto. A abertura para jornalistas e convidados acontece um dia antes, na quarta-feira (18), às 19h.
A mostra reúne 67 obras, incluindo seis aquarelas, 36 desenhos e 25 pinturas, produzidos entre 1999 e 2004. Ao contrário do sentido satírico encontrado na maioria das obras de Fernando Botero (Medellín, 1932), nesta série o que se destaca é a força pictórica do artista para descrever a violência sofrida pelo seu povo na Colômbia. Ele queria chamar a atenção do mundo e fez isso com seu próprio testemunho da história colombiana.
“Dores da Colômbia” dialoga com uma corrente artística que vincula a arte à política. Desse contexto fazem parte outros artistas representativos que imprimiram discurso e fatos históricos em suas telas. Francisco Goya com “Desastres da Guerra” e Pablo Picasso com “Guernica” recriam, à sua maneira, atos cometidos durante períodos de turbulência vividos em seus países.
Em mais um gesto de solidariedade ao seu povo, Botero fez a doação da coleção ao Museu Nacional da Colômbia e declarou: “Não vou fazer negócio com a dor do meu país”. “Longe de pensar em benefícios econômicos, o artista quer que as obras pertençam à nação e sejam um convite à reflexão sobre as trágicas circunstâncias que temos enfrentado nas últimas décadas”, explica a diretora do museu colombiano, Maria Victoria Robayo.
A exposição tem curadoria do próprio Museu Nacional da Colômbia, localizado em Bogotá. O conjunto de obras faz parte do programa de exposições itinerantes que tem entre os objetivos fazer um apelo à consciência para evitar que os horrores da guerra se repitam, assim como desejava Botero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário