segunda-feira, 30 de maio de 2011

FCC promove ciclo de leitura sobre o Tropicalismo

A Fundação Cultural de Curitiba promove a partir desta semana um ciclo especial de leitura sobre o Tropicalismo, um dos movimentos mais criativos e abrangentes da arte e da cultura brasileira no século 20.
O ciclo “Tropicália – Leituras do Movimento”, sob a orientação da escritora Monica Berger, será realizado às terças-feiras, das 14h30 às 16h30, na Casa da Leitura Augusto Stresser, parque São Lourenço, e às quartas-feiras, no mesmo horário, na Casa da Leitura Dario Vellozo, praça Garibaldi, 7.
Num total de 20 encontros semanais, os participantes vão conhecer o panorama em que se deu o movimento, de acordo com a ordem cronológica dos acontecimentos que antecederam e sucederam à explosão do Tropicalismo no Brasil.
Serão feitas leituras de textos críticos (reportagens e entrevistas) e teóricos (ensaios), de trechos de peças teatrais e das letras das canções. Também serão exibidos vídeos e filmes.
De acordo com Monica Berger é possível dividir o movimento em três fases, que se subdividem nas áreas artísticas que pontuaram sua expressão no teatro, na música, nas artes plásticas, nas artes gráficas e no cinema.
Serão apresentados o pensamento filosófico, artístico e comportamental de seus principais expoentes, em contraste com o contexto político, social e econômico do país.
Especialista em Literatura e Linguística, Monica Berger é formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pela Universidade Federal de Ouro Preto. Tem alguns de seus poemas publicados pela revista Coyote, nas revistas eletrônicas Germina Literatura e Zunái. Recentemente lançou seu livro O Devorador de Quimeras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário