domingo, 29 de maio de 2011

Imagens históricas de Arthur Wischral no Museu da Fotografia

Parte da coleção de negativos em chapas de vidro de Arthur Wischral, uma das mais importantes do acervo municipal, poderá ser conferida na exposição “Documentos de um Olhar” que inaugura na próxima quarta-feira (1º), no Museu da Fotografia de Curitiba.
Painéis com 94 imagens sugerem uma viagem pelo tempo, permitindo que o visitante contemple cenas históricas de Curitiba e de outras cidades paranaenses, ao lado de registros do cotidiano do século 20, no período entre 1910 e 1964.
A mostra, que alimenta o conhecimento sobre as raízes curitibanas, segue a proposta da Fundação Cultural de Curitiba de divulgar e preservar o patrimônio artístico e cultural da cidade.
A primeira vez que a coleção esteve exposta foi em 2007, quando também ganhou um Boletim Casa Romário Martins, com a publicação das imagens. Naquela ocasião, o evento significou o término de um longo trabalho de recuperação dos negativos, que vinha sendo realizado desde 1999 pela Diretoria do Patrimônio Cultural da FCC.
O acervo de negativos em chapas de vidro de Arthur Wischral, fotógrafo curitibano pioneiro da fotografia documental, é composto por 6.750 chapas e 170 fragmentos. A maior parte da coleção foi adquirida dos herdeiros pelo IPPUC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba e, posteriormente, doada à Fundação Cultural.
A partir de 1999, a Diretoria do Patrimônio iniciou o trabalho de seleção, higienização, acondicionamento, reprodução, identificação e catalogação em base de dados, o que garante que esse material esteja hoje disponível, na Casa da Memória, para consulta e pesquisas de toda a população. Para realizar o trabalho, a Fundação Cultural contou com o patrocínio da Universidade de Harvard (EUA), que possibilitou a compra de equipamentos adequados para o melhor tratamento da coleção.
Filho de imigrantes alemães, Arthur Wischral nasceu em 1894 e registrou por mais de 50 anos os momentos marcantes da evolução de Curitiba e do Paraná, documentando o cotidiano da cidade, sua urbanização, obras ferroviárias, a agricultura, o homem do interior e do litoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário