segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Após sucesso, Balé Guaíra reapresenta o projeto Mostra Curta BTG


O Balé Teatro Guaíra reapresenta nesta terça-feira (23) o projeto Mostra Curta BTG – Guairão do Avesso, em que a plateia assiste ao espetáculo no palco, em uma pequena arquibancada para 80 pessoas. A primeira edição do evento, em setembro deste ano, teve duas sessões lotadas.
A ideia é aproximar público e bailarinos a partir de uma apresentação de dança contemporânea, criando um ambiente mais intimista.
Duas coreografias serão apresentadas: “Sobre Seus Olhos”, da bailarina do BTG Karin Chaves; e “Super Natural”, do sul-coreano Jae Duk, que veio ao Brasil em 2016 para um intercâmbio artístico no Teatro Guaíra.
A proposta de “Sobre Seus Olhos” é debater a falta de visão. Para compor a estrutura narrativa e coreográfica desse espetáculo, Karin Chaves e os bailarinos entrevistaram pessoas com deficiência visual e ouviram suas histórias mais marcantes.
No intervalo, será apresentada uma vídeodança concebida e interpretada pela bailarina Clarissa Capelari. Em seguida, o público verá a coreografia “Super Natural”, que traz a cultura oriental para o palco.
Cíntia Napoli, diretora do balé, explica que a ideia surgiu para apresentar a dança contemporânea ao espectador de uma forma mais próxima, com uma troca imediata, quase como se ele fosse também parte da coreografia. “Para o público é uma nova experiência, de estar tão próximo e apreciar uma obra com intimidade, quase um tocar literal”, disse. Segundo ela, é como perceber a respiração e o suor do bailarino e se envolver quase como se estivessem mergulhando no espetáculo, sem muitos recursos cênicos, sem aparatos, a coisa é no corpo, na linguagem.

COREOGRAFIAS - Karin Chaves diz que “Sobre Seus Olhos” aborda a visão e a falta dela. “A concepção coreográfica surgiu da vontade de traduzir as sensações absorvidas durante experiências propostas para relembrar de sentidos pouco percebidos por portadores da visão”, diz.
No processo de criação os bailarinos fizeram entrevistas com pessoas cegas, discutindo as estratégias para a superação de dificuldades.
A coreografia “Super Natural” foi criada em 2016, quando o sul-coreano Jae Duk Kim fez um intercâmbio artístico no BTG. Com essa obra, o coreógrafo, bailarino, músico e também líder do renomado grupo de dança contemporânea Modern Table traz uma mostra de sua linguagem artística.
A coreografia revela características singulares do coreógrafo e da cultura oriental, trazendo para a cena uma dança ritualística e contemporânea.
A apresentação acontece no palco do Guairão. Entrada pela Portaria da rua Amintas de Barros. Subir o primeiro lance de escada, entrada lateral. Entrada gratuita. A capacidade será de 80 pessoas por apresentação, por ordem de chegada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário