quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Museu da Gravura promove atividades no Mês da Consciência Negra


A partir desta quarta-feira (31), o Museu da Gravura Cidade de Curitiba, no Solar do Barão, oferece uma programação especial em homenagem ao mês da Consciência Negra. A programação inicia às 17h, com uma roda de conversa sobre Arte, Negritude e a Cidade de Curitiba. Participam do bate-papo o poeta e dramaturgo Geraldo Magela, a fotógrafa Pretícia Jerônimo e o assessor de Políticas de Igualdade Racial de Curitiba, Adegmar Silva, o Candiero. O encontro será realizado no Centro de Documentação e Pesquisa Guido Viaro. O evento tem classificação livre e entrada franca.
Mais tarde, às 19h, no Museu da Gravura Cidade de Curitiba, será aberta a exposição Rubem Valentim. A exposição reúne obras que pertencem ao Acervo do Museu da Gravura e tem curadoria de Joseane Baratto. A mostra fica em cartaz até 2 de dezembro.
Rubem Valentim foi pintor, escultor, gravador e professor brasileiro, sendo considerado um dos grandes pintores construtivistas. Em 1979, Valentim realizou escultura de concreto aparente, instalada na Praça da Sé, em São Paulo. A obra foi definida como o Marco Sincrético da Cultura Afro-Brasileira. Nascido na Bahia, o artista faleceu em São Paulo em 30 de novembro de 1991.
E na próxima terça (6/11), às 15h, o Centro de Documentação e Pesquisa Guido Viaro realiza a exibição do documentário “Rubem Valentim: Geometria Sagrada”. Produzido em 2001, o vídeo é uma realização da Rede Sesc Senac e tem direção de Cacá Vicalvi. E no dia 13/11, também às 15h, acontece mais uma exibição do documentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário