quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Pianista chinesa Yuja Wang faz única apresentação em Curitiba, no Teatro Positivo


A pianista chinesa Yuja Wang, querida da mídia internacional por seu estilo forte e carismático, faz uma das mais esperadas apresentações do ano no Teatro Positivo, neste sábado (6), às 21h. A atração faz parte das comemorações de 10 anos do Teatro, que traz um calendário anual de atrações voltadas à música clássica e erudita, integralmente patrocinado pelo Grupo Positivo.
Aos 31 anos de idade, Yuja Wang é considerada pela crítica especializada internacional como um gênio e a grande sensação do piano nos últimos anos. Natural de Pequim, a pianista faz o palco parecer seu elemento natural. Não à toa, é também reverenciada como um ícone de elegância no mundo da moda e um fenômeno nas redes sociais.
No programa, Sergei Rachmaninov, com “Prélude em Sol menor, op. 23, Nº 5", "Vocalise op. 34 Nº 14” e “Étude tableau em Mi bemol menor, op. 39, Nº 5”; Frédéric-François Chopin, “Sonata piano Nº 3 em Si menor, op. 58” e Sergei Prokofiev, “Sonata para piano Nº 6 em Lá maior, op. 82”. Apaixonada pelo romantismo na música, Yuja domina como poucos esse repertório, imprimindo a suas interpretações uma notável sonoridade, com o toque de uma sensualidade contemporânea. Embora muito jovem, a pianista já se apresentou com as principais orquestras e regentes do mundo.
Os ingressos já estão à venda na bilheteria do teatro e no Diskingressos. A produção do show é assinada pela Dell'Arte. No Paraná, a produção fica por conta de Verinha Walflor.

Clássicos Positivo - Uma série anual de concertos da mais alta qualidade no Teatro Positivo de Curitiba. Com este projeto, o Grupo Positivo reforça seu posicionamento enquanto incentivador da cultura no Paraná, investindo na promoção e desenvolvimento de novas plateias para a música clássica no estado.

Sobre Yuja Wang – Superlativos da crítica e aplausos do público são uma tônica na brilhante carreira de Yuja Wang. Natural de Pequim, a pianista - celebrada por sua arte carismática e cativante presença de palco - encontra-se pronta para amealhar novas conquistas ao longo da temporada 2017-18, com a apresentação de recitais, séries de concertos e extensas turnês com alguns dos conjuntos e maestros mais venerados do mundo.
Ela abriu o verão de 2017 com uma turnê com a Orquestra Sinfônica de Londres e Michael Tilson-Thomas, apresentando um programa com o “Concerto para piano Nº 2”, de Brahms, seguido por uma apresentação do seu primeiro concerto no Festival Ravinia, com a Orquestra Sinfônica de Chicago sob a batuta de Lionel Bringuier.
Compromissos posteriores incluem concertos com a Filarmônica de Munique e Valery Gergiev, uma série de apresentações no Festival Verbier e uma turnê por três cidades alemãs, com a Filarmônica de São Petersburgo.
Ela também embarca em turnês como pianista e regente com duas das melhores orquestras de câmara do mundo, a Mahler Chamber Orchestra e Chamber Orchestra of Europe, além de participar da turnê inaugural de Jaap van Zweden com a Filarmônica de Nova York e da turnê final dirigida por Yannick Nézet-Séguin, com a Filarmônica de Rotterdam. Outros destaques incluem concertos em Hong-Kong, Miami, Washington D.C., Praga, Tel Aviv e Berlim.
No inverno de 2017, Yuja juntou-se ao violinista e frequente colaborador Leonidas Kavakos, para uma turnê de câmara europeia. Já na primavera de 2018, Wang embarcou em uma ampla turnê de recitais pelas principais praças dos Estados Unidos e pela Europa, cobrindo, entre outras cidades, Nova York, San Francisco, Roma, Viena, Berlim e Paris.
Yuja Wang nasceu em uma família musical em Pequim. Após os primeiros estudos de piano na China, ainda criança, recebeu treinamento avançado no Canadá e no Instituto Curtis de Música da Filadélfia, sob a direção de Gary Graffman.
Sua explosão internacional veio em 2007, ao substituir Martha Argerich como solista da Orquestra Sinfônica de Boston. Dois anos depois, assinou contrato exclusivo com a Deutsche Grammophon e, desde então, pavimentou seu lugar entre os principais artistas do mundo, com uma sucessão de apresentações e gravações aclamadas pela crítica.
Em 2017, Yuja foi apontada Artista do Ano pela publicação Musical America.

Nenhum comentário:

Postar um comentário