sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Para as crianças, peça “Guardiãs do Tempo” reflete sobre temas como morte e saudade


As apresentações de “Guardiãs do Tempo”, peça infantil escrita e dirigida por Mariana Zanette, estão de volta. O espetáculo multimídia conta a história de Menine, uma criança que perdeu o pai muito pequena e se sente abandonada pela mãe, que precisa trabalhar em um domingo. A apresentação mistura música ao vivo, teatro e circo e aborda temas como morte e saudade, de forma poética e lúdica, reforçando a necessidade de valorizarmos o presente. A peça fica em cartaz até o dia 28 de outubro, no Teatro Ebanx Regina Vogue (Shopping Estação), finais de semana, sempre às 16h. O valor dos ingressos é R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia).
A inspiração para criar o enredo do espetáculo veio de um sonho da filha de Mariana Zanette. “A Luma me contou que foi parar em um lugar onde só existiam mulheres e que elas cuidavam de vários relógios. A partir daí eu fui inventando a história”, explica a diretora, que também atua na peça como Ampulheta. As irmãs e atrizes mirins Luma e Malu Zanette Domingues, interpretam e intercalam o papel de menine nos espetáculos. “Ter uma criança na peça torna a história mais crível para outras crianças”, reforça a Mariana.
Também fazem parte do elenco a bailarina, atriz e artista circense, Marina Prado; a cantora, instrumentista, bonequeira e responsável pela preparação vocal do elenco, Doriane Conceição e a instrumentista e palhaça, Marcela Zanette. Bina Zanette assina a direção de produção do espetáculo.

A HISTÓRIA - Menine literalmente mergulha na tristeza quando sua mãe sai para trabalhar em pleno fim de semana. Suas lágrimas formam um rio muito fundo. Por sorte, um barco aparece e a leva até a caverna das lamentações, onde um portal se abre, transportando-a para um mundo mágico. Nesse universo paralelo, humanos com cabeças de pássaros cuidam de um enorme relógio. Lá ela conhece as Guardiãs do Tempo, seres míticos que preservam a história da civilização, e faz amizade com Ampulheta. Após algumas horas desbravando o local e brincando, Menine precisa voltar para casa antes da mãe chegar, mas não sabe como. Aí começa sua busca por autoconhecimento. 
A peça teatral usa projeções para transportar o público para o universo paralelo da Menine. As canções envolvem e incentivam crianças e adultos a participarem do espetáculo que também conta com bonecos.
“Guardiãs do Tempo” foi realizada através do Programa de Incentivo a Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, Mecenato Subsidiado de Curitiba, Incentivo Pátio Batel e apoio do Centro Cultural Boqueirão, Associação de Cultura Popular Mandicuera Realização, A Fantástica Cia de Teatro e Santa Produção Ltda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário