quinta-feira, 4 de outubro de 2018

OSP apresenta concerto com música dos balés Romeu e Julieta e La Boutique Fantasque


Domingo, dia 7, às 10h30, o maestro Stefan Geiger e a Orquestra Sinfônica do Paraná apresentam o concerto “Pares e Fantoches”. No programa, três grandes compositores: Tchaikovsky, Respighi e Prokofiev. A apresentação será no Guairão com ingressos a R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia), que já estão à venda pelo Diskingressos.
A Abertura de Romeu e Julieta, de Tchaikovsky, marca o começo do concerto. A obra foi composta em 1880, inspirada por uma releitura do clássico de Shakespeare e é dividida em três partes. A primeira, com o nome de Frade Lourenço, traz uma música mais religiosa. A segunda fala sobre a guerra entre Montéquios e Capuletos, uma música animada com eventuais picos sonoros dos pratos, que representam as espadas se chocando. A última, com destaque especial ao violoncelo, marca o amor de Romeu e Julieta que, aos poucos, desaparece sob acordes fúnebres.
O clima de romance continua com a suíte do balé La Boutique Fantasque, de Respighi. Na história, dois bonecos bailarinos apaixonados vivem em uma loja mágica de brinquedos. Porém sua felicidade é ameaçada quando duas famílias de países diferentes os compram.
O concerto se encerra com a suíte do balé Romeu e Julieta, de Prokofiev. O balé foi composto em 1934 a pedidos do Balé Kirov, da Rússia. No entanto, desfez a encomenda quando soube que o compositor havia feito uma adaptação de Shakespeare. O Balé Bolshoi cogitou montar a obra, mas acharam a música muito difícil de se dançar. Acreditando que sua obra jamais seria coreografada, Prokofiev a arranjou em suítes para orquestra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário