quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Camerata Antiqua apresenta “Foudling Hospital Anthem”, obra histórica de Handel


O maestro gaúcho Diego Schuck Biasibetti chega à cidade para um concerto com a Camerata Antiqua no sábado (27), 18h30, na Capela Santa Maria. As apresentações trazem a obra “Foudling Hospital Anthem”, de George Frideric Handel. Solos da soprano Luciana Melamed, da mezzo Daniele Oliveira e do tenor Sidney Gomes completam a produção.
Pela primeira vez à frente do grupo, o maestro Biasibetti disse estar animado. “É um programa pelo qual tenho um apreço grande, por entender bem da época em que foi feito. São músicas barrocas, com uma mistura de linguagens clássicas de séculos diferentes”, comenta.
Reger a Camerata Antiqua pela primeira vez gera um pouco de ansiedade, segundo o maestro. “Aquele medinho sempre dá, a gente fica nervoso. Principalmente porque é a primeira vez que estou aqui, então é necessária uma pequena adaptação”, afirma.
Além da obra de destaque do programa, a composição “Concerto Grosso”, de Handel, também será executada. A obra “Opus Musicum Sonatarum Praestantissimarum”, de Johann Christoph Pezel, fecha a apresentação.

FOUDLING HOSPITAL ANTHEM - A obra que intitula o programa foi uma homenagem para a primeira instituição de caridade infantil do Reino Unido. O local foi também a primeira galeria de arte pública graças à filantropia criativa dos artistas William Hogarth, Handel e seus contemporâneos.
Os dois artistas eram pioneiros em seus respectivos campos de atuação e precisavam de plataformas para promover o trabalho. Em maio de 1749, Handel se ofereceu para realizar um concerto beneficente. O programa incluiu a primeira apresentação do “Anthem (Hino) Foundling Hospital” especialmente escrito por ele e que abre com um texto adaptado do Salmo 41, "Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre", em um apelo claro ao público para apoiar o trabalho do hospital.

CONVIDADO - Diego Schuck Biasibetti é formado na Hochschule für Künste (Bremen, Alemanha) em violoncelo barroco, viola da gamba e regência coral. Como regente e solista, tem atuado com orquestras do sul do Brasil. Atualmente é violoncelo solista na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e Unisinos-Anchieta, violoncelista e regente assistente do maestro Manfredo Schmiedt, na Orquestra Sinfônica da Universidade Caxias do Sul, e regente do Porto Alegre Consort.

Os ingressos para esta apresentação da Camerata Antiqua custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário