quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Concerto da OSP vai homenagear 100 anos de Alceo Bocchino


A Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta neste domingo (28), às 10h30, no Teatro Guaíra, o concerto “Bocchino 100”, uma homenagem ao compositor curitibano Alceo Bocchino, fundador e maestro emérito da Orquestra. O concerto será no Guairão com regência do chileno Victor Hugo Toro, maestro convidado.
A entrada será gratuita e não terá distribuição de ingressos antecipada ou lugares marcados. As portas do teatro abrirão às 9h30 para a entrada do público.
Na programação, será apresentada uma sinfonia composta pelo maestro em 2000 e dedicada à Orquestra. É uma homenagem à história e ritmos da Lapa. Também serão tocadas a “Suíte Miniatura”, uma obra inspirada nos brinquedos infantis e que foi gravada em CD pela Orquestra Sinfônica em 1999, e a “Seresta Suburbana para Orquestra de Cordas”, as duas obras também foram composta por Alceo Bocchino.
“Bocchino é nosso maestro emérito e fundador. Não podíamos deixá-lo de fora do programa da temporada no ano do seu centésimo aniversário”, disse o atual maestro-titular Stefan Geiger.
Victor Hugo Toro é o atual maestro principal da Orquestra Sinfônica de Campinas, tendo passagem pela Orquestra Sinfônica do Sodre, no Uruguai; e pela Osesp, de São Paulo.

BOCCHINO - Alceo Bocchino nasceu em Curitiba em novembro de 1918. Quando tinha 5 anos, já tocava piano e se apresentava em competições paranaenses. Se mudou para o Rio de Janeiro em 1946, deixando para trás a carreira de advogado e começando a trabalhar com composição de trilhas sonoras para programas de rádio. Em 1959, ajudou a fundar a Orquestra Sinfônica Brasileira e foi seu maestro por 4 anos.
De volta a Curitiba em 1985, Bocchino se juntou com outros entusiastas da música erudita para fundar a Orquestra Sinfônica do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário