segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Praça Osório vai virar uma feira nesta terça, Dia Mundial da Alimentação


Aulas de aproveitamento integral dos alimentos, lançamento do cadastro on-line dos Armazéns da Família, circuito de valorização da alimentação saudável e até uma feira de agricultores da Grande Curitiba em plena Praça Osório, no coração da cidade.  A Prefeitura preparou uma programação especial para celebrar a Semana Mundial da Alimentação, que começa nesta terça-feira (16) e vai até o próximo sábado (20).
Segundo Luiz Gusi, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab), as ações buscam incentivar a alimentação saudável e conscientizar a população, de forma criativa e inovadora, sobre todo o processo de produção e a transversalidade do ciclo do alimento, abordando, além do consumo e cultivo, questões ambientais, sociais, educacionais e de saúde.
A Prefeitura é responsável por programas de segurança alimentar, visando à melhoria do padrão nutricional da população, ao acesso universal à boa comida e também à valorização do alimento saudável. Por isso, durante a Semana Mundial da Alimentação, faremos uma série de eventos que contemple todas as missões”, reforça ele.

Hortifrútis - A programação começa nesta terça-feira (16), quando se celebra o Dia Mundial da Alimentação. A partir das 9 horas, a Praça Osório recebe uma inusitada feira de hortifrutigranjeiros frescos cultivados por agricultores familiares da Grande Curitiba. Serão nove cooperativas participantes, que representam 1.024 produtores de São José dos Pinhais, Agudos do Sul, Piraquara, Cerro Azul, Araucária e Rio Branco do Sul.
Ao lado das bancas dos agricultores da Região Metropolitana, em uma tenda gigante, equipes da Prefeitura darão orientações gratuitas de como aproveitar o poder nutritivo dos alimentos, inclusive com aula show de aproveitamento integral, às 12 horas, e até a como ter uma pequena horta em casa. Será possível, inclusive, aprender a montar um minhocário, sistema de compostagem caseira.
Haverá ainda orientações sobre consumo consciente, cuidados com a água, separação do lixo, reciclagem e prevenção de doenças através do programa Escute o Seu Coração. As secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente são parceiras da ação. Além disso, o Sesc estará presente na Praça Osório oferecendo exames de glicemia e verificação da pressão arterial. Para poder fazer as avaliações médicas, as pessoas terão que, obrigatoriamente, passar pelo circuito de orientações na tenda gigante.
As ações em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação ocorrem apenas nesta terça-feira, das 10h às 16h, mas a feira com frutas e verduras da Grande Curitiba ficará na Praça Osório até o sábado (20). Os horários são das 9h às 20h (de terça a sexta) e das 9h às 16h (sábado). O evento é organizado pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba (Comsea).
Na quarta-feira (17), será realizado o 1º Encontro das Cooperativas da Agricultura Familiar da Região Metropolitana de Curitiba. Iniciativa da Prefeitura e do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole), o evento tem como objetivo valorizar a agricultura familiar regional junto ao mercado consumidor curitibano e estimular os produtores a se capacitarem para fornecer para os Armazéns da Família.
Com cerca de 300 fornecedores escolhidos por licitação, as 33 unidades do programa municipal Armazém da Família oferecem, atualmente, 20 gêneros alimentícios fornecidos diretamente por agricultores familiares, como doces, sucos, conservas e embutidos. O encontro ocorrerá, das 9h às 11h40, na Central de Distribuição dos Armazéns da Família, no Capão da Imbuia.

Cadastro on-line - Na quinta-feira (18), às 14 horas, o prefeito Rafael Greca lança o cadastro on-line para o ingresso nos Armazéns da Família, programa que garante uma economia, em média, de 30% nas compras de gêneros alimentícios e itens de higiene e limpeza.
Com a implantação do sistema via internet, a população beneficiada não vai precisar mais ir aos Núcleos da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab), nas Ruas da Cidadania, para formalizar o ingresso no programa municipal. Tudo passará a ser feito pelo computador, de casa, inclusive o envio da documentação exigida, caso a pessoa esteja fazendo o seu primeiro cadastro.
Também na quinta-feira, o prefeito dá posse ao novo Comitê de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) da capital e lança a campanha Comida de Verdade, de valorização da alimentação saudável e do consumo consciente.

Programação da Semana Curitibana de Alimentação

Terça-feira (16/10)

Dia Mundial da Alimentação - Circuito de atividades sobre o Ciclo do Alimento (produção, comércio e consumo, manipulação de alimentos e compostagem de resíduos), divulgação do programa Escute o seu Coração da Prefeitura e exames de glicemia e verificação de pressão arterial do Sesc.
Horário: 10h às 16h
Local: Praça Osório

Feira de agricultores familiares de cooperativas da Grande Curitiba (vai até o dia 20/10)
Horário: 9h às 20h
Local: Praça Osório

Mostra de fotografias - Abertura da exposição de fotografias de ações e programas da Prefeitura voltados à segurança alimentar (Armazéns da Família, hortas urbanas, hortas em escolas, Jardins de Mel, feiras, Restaurante Popular, Cambio Verde, Vigilância Sanitária, Unidades de Saúde e Controle de Qualidade).
Horário: 8h às 17h (até o dia 19/10)
Local: Hall de entrada da Prefeitura de Curitiba (Avenida Cândido de Abreu, 817, Centro Cívico)

Quarta-feira (17/10)

1º Encontro das Cooperativas da Agricultura Familiar da Região Metropolitana de Curitiba
Horário: 9h às 11h40
Local: Central de Distribuição e Logística dos Armazéns da Família (Rua Cap. João Busse, 660, Cajuru)

Mesa redonda Comida de Verdade  e palestra Nossas Ações São o Nosso Futuro. É Possível #FomeZero até 2030
Horário: 14h às 17h
Local:  Sesc da Esquina (Rua Visc. do Rio Branco, 969, Centro)

Quinta-feira (18 /10)

Mostra de trabalhos e palestra - Exposição sobre segurança alimentar de alunos da PUCPR e palestra Fome Zero: Fome de Que, com a professora Maria Tereza Teca, da PUCPR.
Horário: 9h às 12h
Local: Salão Nobre da Prefeitura Municipal (Avenida Cândido de Abreu, 817, Centro Cívico)

Campanha Comida de Verdade - Lançamento do cadastro on-line dos Armazéns da Família, posse da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e lançamento da campanha Comida de Verdade.
Horário: 14 horas
Local: Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Curitiba (Avenida Cândido de Abreu, 817, Centro Cívico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário