terça-feira, 11 de junho de 2019

Biblioteca Pública lança a edição número 11 da revista Helena


Já está em circulação o número 11 da Helena, a revista de artes, ensaios e reportagens da Biblioteca Pública do Paraná. A edição abre com uma longa entrevista de Cristovão Tezza ao jornalista Luiz Rebinski.
Dez anos depois de largar a carreira de professor universitário para se dedicar exclusivamente à Literatura, o autor catarinense radicado em Curitiba fala da rotina como escritor em tempo integral, de seus livros mais recentes e do momento político do país.
Em Pernambuco, o repórter Schneider Carpeggiani visita o mundo particular do “inintrevistável” artista plástico Francisco Brennand. O resultado do encontro é uma conversa fragmentada sobre filmes, livros e seus diários, entre outros temas.
A memória da produção audiovisual curitibana é o assunto da reportagem assinada por Katia Michelle. A jornalista dá uma geral nos principais acervos da cidade, públicos e particulares, e revela o que poderia ter sido preservado antes do surgimento das tecnologias digitais.
Outros destaques da nova Helena: Cezar Tridapalli discute o papel do autor de ficção em tempos de “lugar de fala”. Andrea Ormond defende a refundação da relação do brasileiro com sua cinematografia - uma mudança que passa pela valorização de diretores marginalizados e filmes de apelo comercial.
Rodrigo Tadeu Gonçalves mostra como o machismo e a misoginia também estão entranhados no mundo da tradução literária. Luiz Antonio de Assis Brasil resgata Os Sinos da Agonia, romance publicado há 45 anos e que revela o refinamento intelectual do escritor mineiro Autran Dourado (1926-2012).
Rodrigo Faour prova que o assunto da homossexualidade sempre esteve presente na música popular brasileira - das referências sutis dos primórdios à militância identitária atual. Denise Bottmann traduz um artigo de Virginia Woolf publicado originalmente no centenário de Henry David Thoreau. Martim Vasques da Cunha alerta para a ausência do “olhar da loucura” na arte atual, conectando referências que vão do diretor de cinema Werner Herzog à banda de rock alternativo Smashing Pumpkins.
A revista também traz contos de Claudia Nina e Ivana Arruda Leite, poemas de Adriana Lisboa, HQ de Bruno Maron e fotos de Andréa Rego Barros, Joel Rocha, Guilherme Pupo e David Lupton - além de ilustrações de Marciel Conrado, Raquel Matsushita, Fábio Abreu, Fabiano Vianna, Marcelo Clapp, Camila Gray, Bárbara Scarambone, Isadora Machado e Samuel Casal.
A edição ainda reúne trabalhos publicados na seção Cliques em Curitiba do Cândido, o jornal mensal da Biblioteca. São 22 imagens produzidas pelos fotógrafos Daniel Castellano, Ale Moretti, Antonio Costa, Mariana Alves, Arnaldo Belotto, Cyro Ridal, Daniel Snege, Mariana Zarpellon, Danilo Senedezi, Stay Flow, Tita Blister, Dico Kremer, João Urban, Juliana Stein, Lucas Pontes, Orlando Kissner, Luciana Guiss, Marcelo Elias, Mariana Canet, Daniel Caron, Orlando Azevedo e Theo Marques.

A Helena tem tiragem de mil exemplares e distribuição gratuita na BPP e em todas as bibliotecas públicas do Paraná, além de pontos de cultura de Curitiba. Também é enviada por correio para jornalistas, escritores, acadêmicos e artistas gráficos de todo o Brasil. Leia online  www.helena.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário