segunda-feira, 24 de junho de 2019

Curitiba celebra 180 anos de Machado de Assis com 180 encontros


Machado de Assis será tema de 180 encontros nas Casas da Leitura, e diversas outras instituições culturais e educacionais, até o final do ano. A programação que tem início na semana de 25 a 28 de junho, comemora os 180 anos que o escritor faria neste mês de junho.
Para o pontapé inicial está prevista uma semana de ações culturais e literárias, parceria da Casa da Leitura Wilson Bueno com o Movimento Enxame e a Uniandrade. Todas as atividades são gratuitas.
A parceria foi feita visando o compartilhamento e celebração da obra de Machado, explica Mariane Torres, coordenadora de literatura da Fundação Cultural de Curitiba.
Queremos trazer os grandes clássicos da literatura brasileira para perto do leitor. Os textos do Machado têm um enredo muito próximo do cotidiano atual, já foram retratados por novelas e filmes, mas existem termos do século IXX que podem gerar estranheza. Por isso, é bacana que tenha uma mediação prévia”, afirma.
Destaque na programação é a oficina de mediação literária ministrada por Djamila Medeiros. Mesclando leituras literárias Machadianas, leituras e explanações teóricas e discussões coletivas, além de exercícios práticos de leitura em voz alta, a oficina visa apresentar novas formas de mediação. A inscrição é gratuita, pelo e-mail: clwilsonbueno@fcc.curitiba.pr.gov.br
A palestra "Machado de Assis revisitado: Novas estratégias e abordagens" será com a professora e especialista renomada em estudos machadianos, Greicy Bellin. O objetivo da palestra é analisar as principais abordagens da obra do Bruxo do Cosme Velho e apontar os novos caminhos críticos e teóricos a serem explorados.
Ao longo de uma semana, e além da oficina e palestra, outras ações, como rodas de leitura e discussões estão previstas. “Precisamos comemorar Machado e desmitificar a ideia criada pelas escolas de que ele é chato e difícil. As histórias falam de relações humanas, e qualquer tempo é tempo de mexer nas feridas, é isso que faz esses textos terem o poder de ser sempre estar atual”, conta Rodrigo Hayalla, coordenador do Movimento Enxame.
A Casa da Leitura Wilson Bueno está situada na Av. República Argentina, 3430, Água Verde)
Toda a programação do Machado 180 será divulgada no site www.movimentoenxame.com

PROGRAMAÇÃO

OFICINA DE MEDIAÇÃO LITERÁRIA
25, 26, 27 e 28 de junho (ter a sex)
Mesclando leituras literárias Machadianas, leituras e explanações teóricas e discussões coletivas, além de exercícios práticos de leitura em voz alta e mediação, a oficina visa, além de instrumentalizar os participantes, levantar apontamentos e questionamentos que os inquietem e motivem a descobrir formas de mediar a leitura literária no contexto de suas comunidades e instituições. A ideia é que os participantes utilizem as próprias características de seu entorno para facilitarem o contato das pessoas com a literatura, sobretudo, a brasileira.
Com Diamila Medeiros
Classificação: 13 anos
Horário: Todos os dias das 14h às 18h (16 horas de aula)
A inscrição é gratuita, pelo e-mail: clwilsonbueno@fcc.curitiba.pr.gov.br

Terça-feira, 25 de junho
Horário: 10h
RODA DE LEITURA – A CARTOMANTE
Um dos mais famosos contos de Machado será lido coletivamente neste encontro que abre nossa semana em homenagem ao escritor.
Com a mediadora Danielle Campos
Classificação: 13 anos

Horário: 19h
MACHADO DE ASSIS REVISITADO: NOVAS ESTRATÉGIAS E ABORDAGENS
O objetivo desta fala é fazer um percurso pela fortuna crítica machadiana, analisando as principais abordagens da obra do Bruxo do Cosme Velho e apontando novos caminhos críticos e teóricos a serem explorados, entre eles o resgate da textualidade machadiana por meio das crônicas publicadas em jornal e a abordagem que percebe o corpo como aparato semiótico. Com a Profa. Greicy Bellin
Classificação: 15 anos

Quarta-feira, 26 de junho
Horário: 19h
MACHADO 180: MACHADO, REVISTO E AMPLIADO
Encontro para tratar dos grandes romances machadianos, abordando-os também a partir de obras de artistas de diversas linguagens, lendo Machado através do cinema, do teatro, da música e das artes visuais. Mediação de Juliane Souto e Rodrigo Hayalla
Classificação: 13 anos

Quinta-feira, 27 de junho
Horário: 10 horas
RODA DE LEITURA COM O MACHADO NA CABEÇA
Leitura do conto “Causa secreta”, de Machado de Assis. Com Leandro Toporowicz
Classificação: 15 anos

Horário: 19 horas
MACHADO 180: CONTA MACHADO
É o texto de Machado ganhando vida não somente nas páginas, mas também nas vozes, nos corpos, no espaço. Com Ali Freyer e Janaína Micheluzzi
Classificação: 13 anos

Sexta-feira, 28 de junho
Horário: 19 horas
MACHADO 180: O QUE CONTAM AS CAROLINAS
Roda de leitura na qual contos do autor são lidos coletivamente, e a conversa se pauta no lugar que as personagens mulheres ocupam nas obras machadianas. Mediação de Juliane Souto
Classificação: 13 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário