sexta-feira, 7 de junho de 2019

Curitiba se transforma na capital do cinema nesta semana


Começou a 8ª edição do Festival Internacional Olhar de Cinema, considerado um dos mais importantes do Brasil. Neste ano, serão apresentadas 131 produções nacionais e internacionais entre curtas, médias e longas-metragens, além de palestras, workshops, oficinas e bate-papos. O evento segue até o dia 13 de junho.
O objetivo é destacar o cinema independente realizado em todo mundo por meio da seleção oficial de filmes com propostas estéticas inventivas e que se arriscam em novas formas de linguagem. Com essa proposta, a programação do Olhar de Cinema conta com 80% de produções ainda inéditas no Brasil.
Neste ano, os filmes selecionados foram divididos em dez mostras: Olhar Retrospectivo, Olhares Clássicos, Foco, Exibições Especiais, Competitiva, Novos Olhares, Outros Olhares, Mirada Paranaense, Pequenos Olhares e Olhares Brasil. A programação completa está disponível neste link.
As exibições acontecem no Cine Passeio, Espaço Itaú de Cinema do Shopping Cystal e Cineplex Batel do Shopping Novo Batel. Os ingressos custam R$ 14,00 e R$ 7,00 (meia-entrada) e podem ser adquiridos nos locais.
A abertura do festival será com o documentário brasileiro inédito “Banquete Coutinho”, de Josafá Veloso, que terá exibição às 20h, no dia 5, no Espaço Itaú.  O festival se encerra com o filme "Breve História do Planeta Verde", de Santiago Loza, uma coprodução da Alemanha, Argentina, Brasil e Espanha, que também será no Espaço Itaú, no dia 12, às 21h.

ATIVIDADES ESPECIAIS - Durante o festival, ainda são realizadas ações voltadas para a formação e atualização dos profissionais da área do cinema e debates com o público por meio de diferentes atividades. Uma delas é o Seminário de Cinema de Curitiba, bate-papos sobre filmes exibidos e o mercado de cinematográfico que acontecerão diariamente no hall do Shopping Novo Batel, com entrada gratuita. Você encontra a programação aqui.
Outra atividade é o 3º Fórum Paranaense de Paranaense de Cinema, nos dias 7 e 8 de junho, na Cinemateca de Curitiba, que irá debater políticas públicas para o audiovisual. A entrada também é gratuita.
O Curitiba_LAB é mais uma ação do festival que promove uma tutoria de projetos cinematográficos selecionados previamente ao evento. Produtores, roteiristas, diretores passarão, ao longo de cinco dias, por acompanhamento e orientação de profissionais de cinema, que apontarão forças e fraquezas de cada projeto. O festival ainda realizará oficinas sobre o mercado cinematográfico, mas elas já estão com as vagas esgotadas.
A realização é uma parceria entre o Festival Olhar de Cinema com a Associação de Vídeo e Cinema do Paraná – Avecpr e o Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo Unespar. O festival conta ainda com apoio da Lei de Incentivo à Cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário