quarta-feira, 26 de junho de 2019

Unespar apresenta no Guairinha musical inspirado em Dorival Caymmi


O musical “A Jangada Voltou Só” estreia nesta quinta-feira (27), às 20h30, no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), e nos dias 28 e 29 (sexta e sábado), no mesmo horário. No domingo (30), apresentação que encerra a temporada será às 19h. Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência da apresentação.
O espetáculo é resultado do Laboratório Dramático-Musical, projeto de extensão da Unespar-FAP, coordenado pelo professor André de Souza, no qual participam estudantes e docentes da FAP, estudantes da UFPR e pessoas da comunidade externa. Professores de diferentes áreas (teatro, música, dança, literatura) da Unespar-FAP conduziram a montagem do espetáculo inédito que retrata a vida de uma comunidade de pescadores na sua luta diária pelo sustento que vem do mar, esse mar que fascina e ao mesmo tempo ameaça com o perigo de não mais voltar. “Suas alegrias, suas dores, sua coragem, seus amores são levados à cena com coro, solistas e orquestra, cantando, dançando e interpretando a música do genial Dorival Caymmi, compositor que tinha uma especial sensibilidade para o dramático, como atestam suas famosas canções praieiras”, diz o coordenador do projeto, André de Souza.
O espetáculo é uma ação que visa proporcionar aos participantes uma experiência próxima da realidade profissional no teatro musical. Por isso, os integrantes do projeto participaram de várias etapas, desde audições para escolha do elenco, preparação vocal e corporal, ensaios, montagem de figurino, orientação para produção, entre outras atividades para a montagem de um espetáculo musical.
A experiência se tornou mais próxima dos musicais profissionais pois todo o processo foi no Centro Cultural Teatro Guaíra que ofereceu o apoio cultural ao projeto. A diretoria permitiu os ensaios em uma das salas, além da utilização do auditório Salvador de Ferrante, onde é possível o elenco contar com o palco italiano, com orquestra no fosso e contando com recursos de luz, cenário, figurino, adereços para montagem do espetáculo.
O projeto também conta com a participação de estudantes do curso de Tecnologia em Produção Cênica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na equipe de produção, além do apoio cultural da Tamanduá Iluminação, do Laboratório de Iluminação Cênica - Labic e da Divisão de Extensão e Cultura da Unespar-FAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário