quarta-feira, 19 de junho de 2019

Setor de Pesquisa do MAC-PR continua aberto ao público


O Setor de Pesquisa e Documentação do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) continua à disposição de pesquisadores, agora dentro da estrutura do Museu Oscar Niemeyer. Durante a reforma de sua sede no Centro de Curitiba, o MON abriga todos os departamentos do MAC, além de disponibilizar as salas 8 e 9 para exposições.
Responsável por registrar a memória das artes visuais, o Setor de Pesquisa conta com uma biblioteca especializada, organizada pela Rede de Informações Museus Paraná (Pegamum Museus), com aproximadamente 4,2 mil títulos. Há ainda 200 títulos de periódicos, hemeroteca com documentação sobre diversos artistas e instituições, textos críticos de arte e outros assuntos relacionados. Guarda também a documentação institucional do museu e do Salão Paranaense desde o seu início, em 1944.
A Pesquisa trabalha ainda na atualização constante do cadastro dos artistas do acervo, na triagem da doação de materiais e no levantamento de informações para montagem de cronologia nas exposições do MAC-PR, em textos para catálogos e no registro de toda a memória do acervo.

COMO CONSULTAR - O setor é aberto ao público para pesquisas e consultas mediante agendamento e recebe pessoas de todo o país. É permitido ao pesquisador escanear e fotografar os materiais que deseja, mas eles não estão disponíveis para empréstimos. Pesquisadores também podem acessar o acervo do MAC-PR online na Rede de Informações Museus Paraná (Pergamum Museus).
O Setor de Pesquisa funciona para atendimento a pesquisadores e comunidade, de terça a sexta-feira, das 10h às 18 horas, mediante agendamento pelo telefone 3233-6872 ou no e-mail http://pesquisamac@seec.pr.gov.br. Acesso pela entrada principal do MON. A entrada é gratuita para pesquisadores.

MAC-PR 50 ANOS - Criado em 11 de março de 1970 por decreto oficial, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná completa 50 anos em março de 2020. Desde o início do seu funcionamento foi responsável por ser um espaço de tendências e discussões sobre arte contemporânea.
Atualmente, seu acervo é composto por 1,8 mil obras de artistas paranaenses, brasileiros e estrangeiros. É referência em pesquisa e documentação no Estado para pesquisadores da área e promove ações de arte e educação para a comunidade. Sua sede desde 1974, localizada no Centro de Curitiba, está fechada para reforma e restauro. Nesse período, o MAC-PR funciona no Museu Oscar Niemeyer, com as salas 8 e 9 reservadas para exposições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário