sexta-feira, 7 de junho de 2019

Evolução das inteligências artificiais é tema de exposição no MuMA


A exposição “Do Nascimento dos Robôs” está em cartaz no Museu Municipal de Arte (MuMA), no Portão Cultural. Feita pelo artista digital Jack Holmer, a mostra aborda questões voltadas aos marcos evolutivos das inteligências artificiais e pretende demonstrar como a revolução robótica, ao mesmo tempo em que está no início, já é muito difundida na sociedade.
O projeto é resultado de quatro anos de pesquisa sobre arte, semiótica e avanço da robótica. Por meio de pequenos vídeos com ações de personagens de games - como GTA e The Sims - e de esculturas em 3D feitas de plástico e borracha, o artista visual desafia o público a pensar sobre a possibilidade de as inteligências artificiais serem consideradas formas de vida.
Tanto os robôs quanto os pequenos trechos dos vídeos abordam o lado imprevisível do comportamento dos seres virtuais. “O que torna o assunto interessante são as inúmeras variáveis programadas durante a criação das inteligências e que as tornam imprevisíveis, semelhantes aos humanos”, diz Holmer.
O artista trabalha com produções que mesclam arte e tecnologia. Formado em Licenciatura em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, ele teve obras expostas no Museu Oscar Niemayer, no Museu de Arte Contemporânea de Curitiba e participou de colóquios de arte digital na Colômbia e em Cuba. Seus trabalhos são sempre voltados à pesquisa da robótica por meio de processos da semiótica.

A mostra “Do Nascimento dos Robôs” fica aberta à visitação até dia 1º de julho, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h. A entrada é franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário