terça-feira, 6 de abril de 2010

Bach e Haydn em concerto da Camerata Antiqua de Curitiba

O Concerto para cravo em Ré Maior, de Johann Sebastian Bach (1685 – 1750), e a Missa Lord Nelson, de Franz Joseph Haydn (1732 – 1809), estão no programa que a Camerata Antiqua de Curitiba executa neste fim de semana. Sob o comando do maestro convidado Luís Otávio Santos - regente brasileiro que desenvolve carreira internacional -, o grupo mantido pela Prefeitura Municipal apresenta-se às 20h de sexta-feira (9), na Paróquia Bom Pastor, e às 18h30 de sábado (10), na Capela Santa Maria.

O espetáculo de música antiga integra a temporada 2010 de apresentações da Camerata, patrocinada pela Volvo, e leva ao público obras de difícil execução.

O Concerto para cravo em Ré Maior, originalmente escrito para violino, foi transcrito pelo próprio Bach e tem raras apresentações. A peça faz parte do repertório do maestro Luís Otávio Santos, formado em violino barroco e especialista em música dos séculos 17 e 18. O maestro destaca a importância de unir sua experiência ao talento de um grupo moderno, numa aproximação que busca o máximo de autenticidade possível na execução das composições.

Luís Otávio enfatiza ainda a dificílima interpretação da Missa Lord Nelson, de Haydn, datada de 1798 e que marca a maturidade do compositor. Considerada de grande virtuosismo, é uma peça extremamente dramática em seu contexto melódico e rítmico, valorizando todas as emoções.

O programa tem a participação da cravista Elizabeth Fadel, vencedora de diversos concursos de piano. A instrumentista iniciou-se no cravo com Nicolau de Figueiredo e aperfeiçoou conhecimentos com importantes professores da França, Itália, Holanda e Estados Unidos.

Serviço:
Apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência de Luís Otávio Santos
Data e horário: 9 de abril de 2010 (sexta-feira), às 20h
Local: Paróquia Bom Pastor (Rua Victório Viezzer, 810 – Vista Alegre)
Entrada franca
Data e horário: 10 de abril de 2010 (sábado), às 18h30
Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível)

Nenhum comentário:

Postar um comentário