sexta-feira, 23 de abril de 2010

“Chopin, o poeta do piano” em única apresentação

O ano de 2010 marca as comemorações mundiais do bicentenário de nascimento do compositor polonês Fryderyk Chopin (1810 - 1849), o primeiro poeta do piano e signo do grande romantismo do século 19. Para comemorar a data, o Comitê Chopin 2010 traz a Curitiba o projeto “CHOPINÍSSIMO – Chopin, o Poeta do Piano”, que estreou com enorme sucesso em fevereiro, no Rio de Janeiro, e agora será apresentado nesta segunda-feira (26), às 20h, na Capela Santa Maria. Na terça-feira (27), às 19h, a Biblioteca Pública do Paraná sedia palestra multimídia sobre Chopin.

Criado e dirigido pela pesquisadora Eli Rocha, “CHOPINÍSSIMO - Chopin, o Poeta do Piano” engloba concerto-cênico, exposição iconográfica e palestra multimídia. O espetáculo na Capela Santa Maria reúne o ator Fernando Eiras (Prêmio Shell de Melhor Ator de 2010), a premiada pianista Linda Bustani e a jovem mezzo-soprano Carolina Faria, que acaba de retornar de turnê pela França.

O concerto-cênico tem como protagonista a música de Chopin, interpretada pela pianista Linda Bustani e pela cantora Carolina Faria. Elas dão vida à obra do compositor, ancoradas na experiência cênica de Fernando Eiras. O ator dialoga com o repertório musical e encena trechos de cartas e diários, que contam a nostalgia da pátria, a chegada e o sucesso nos salões de Paris, a ruptura do noivado com Maria Wodzinska e, o momento mais marcante da sua vida, a paixão avassaladora pela Baronesa de Dudevant, conhecida como George Sand.

Os ingressos custam R$ 10,00 ou R$ 5,00 (mais um quilo de alimento não perecível). O dinheiro e os alimentos arrecadados irão para as vítimas dos desabamentos no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário