quinta-feira, 8 de abril de 2010

Sombras e Sortilégios de Marcello Grassmann‏ no MON

Em mais de setenta anos dedicados ao desenho e à gravura, Marcello Grassmann (São Simão/SP, 1925) tornou-se um dos mais respeitados artistas no Brasil e no exterior. O tenaz trabalho sobre os desenhos e as matrizes, em um contínuo aprimoramento de cada obra, resultou em uma carreira notável, com mais de quatro centenas de mostras realizadas e premiações em Bienais de São Paulo (1955/1959), Veneza (1958), Florença (1972) e Paris (1959).

Nesta primeira mostra antológica estão reunidos trabalhos de desenhos, xilogravuras, litografias e gravuras em metal, com uma visão bastante ampla e definitiva sobre o trabalho do artista”, explica o curador Antonio Carlos Abdalla. A exposição - aberta até 29 de agosto, no Museu Oscar Niemeyer - exibe 420 obras das diversas fases percorridas por Grassmann, com o patrocínio do BRDE, SANEPAR e o apoio do Ministério da Cultura, do Governo do Paraná e da Caixa Econômica Federal.

Para reunir tantas obras em uma mesma exposição, o curador realizou “exaustivas“ visitas a diversos acervos até concluir a seleção. Entre os trabalhos escolhidos destacam-se as coleções particulares de Ana Elisa Dias Baptista, James Lisboa, Lourdes Xandó Rosa e Pedro Hiller. Esforço que se reflete na abrangência e diversidade apresentada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário