sexta-feira, 16 de abril de 2010

Domingo com a Orquestra Sinfônica do Paraná

Depois de um período de apresentações pelo interior do Estado, a Orquestra Sinfônica do Paraná retorna ao palco do Guairão com um concerto neste domingo (18), às 10h30, sob a regência do maestro Paulo Torres. No programa a Abertura de “La Scala di Seta”, de Gioacchino Rossini, “Sinfonia n° 25 em sol menor KV 183”, de Wolfgang Amadeus Mozart, e encerra com a Abertura de “Fidélio”, de Ludwig Van Beethoven.

A obra “La Scala di Seta” (A Escada de Seda) é a sétima composição de Rossini e foi apresentada ao público pela primeira vez em 09 de maio de 1812, quando o músico tinha pouco mais de 20 anos de idade. É uma farsa que conta a história do pedido de casamento que Dormont fez para sua pupila Giulia. Mas havia um grande problema: ela já tinha se casado secretamente com Dorville, a quem obrigava a subir todas as noites ao seu quarto por uma escada de seda.

A segunda obra do concerto é a “Sinfonia n° 25 em sol menor KV 183”, de Wolfgang Amadeus Mozart, escrita em 1773 é uma das composições mais populares em todo repertório da música clássica europeia. A música serviu de base para a Mozart compor a sua sinfonia em sol menor KV 550 de 1788.

A abertura da ópera “Fidélio”, de Beethoven encerra o concerto deste domingo. Esta é a última das quatro versões de abertura, para a única ópera de Beethoven, que foi escrita em novembro de 1805 em Viena. A primeira abertura de Fidélio, data de 1814. Nas representações modernas costuma-se colocar essa abertura como introdução ao primeiro ato, e também executada em concertos isolados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário