segunda-feira, 26 de abril de 2010

Inventário fotográfico do Vampiro de Curitiba

O fotógrafo Nego Miranda inaugura na próxima quinta-feira, dia 29, às 18h30, a mostra A Eterna Solidão do Vampiro, na Casa Andrade Muricy (Al. Dr. Muricy, 915), espaço da Secretaria de Estado da Cultura. Nego Miranda é responsável por uma pesquisa literário-iconográfica em que registra as marcas de um possível inventário pessoal do “Vampiro de Curitiba”, inspirado no escritor Dalton Trevisan.

Na ocasião serão apresentadas 30 imagens do fotógrafo que fogem do estilo dos cartões-postais, trabalhando uma visão particular alternativa da cidade de Curitiba, fugindo do óbvio. O artista diz que o trabalho deve ser visto como uma nova escrita das sucessivas transformações passadas em Curitiba. A exposição A Eterna Solidão do Vampiro permanece na Casa Andrade Muricy até o dia 13 de junho e a entrada é franca.

O fotógrafo está trabalhando há dois anos neste projeto que, além da exposição, também é o título do livro que será lançado na mesma ocasião e foi aprovado por lei municipal. Mas a idéia tem quatro anos e a obra conta com algumas fotos de até sete anos atrás. Das 60 imagens do livro, metade serão expostas na CAM a partir da próxima semana.

Nego Miranda conta que esse é seu primeiro projeto “mais livre”, como ele mesmo descreve. Antes seus trabalhos se limitavam ao fotodocumentarismo, como o registro histórico de Morretes. Agora uniu a admiração por Dalton Trevisan e a cidade de Curitiba com a fotografia, buscando na neblina característica da cidade, nas manhãs frias e na noite, os ambientes descritos pelo “Vampiro de Curitiba” em seus livros. Algumas fotos foram pensadas para trechos específicos da literatura de Trevisan, outras foram feitas e depois encaixadas a partes das obras. Na exposição, cada frase estará nas fotos apresentadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário