segunda-feira, 12 de abril de 2010

Exposição retrata “América Hispânica”

No bicentenário da independência da "América Hispânica", o Museu da Gravura Cidade de Curitiba (rua Carlos Cavalcanti, 533) recebe a exposição "Menos Tempo que Lugar", que reúne trabalhos de dez artistas da Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Bulgária, Chile, Noruega, Peru, Venezuela e Uruguai. As obras apresentam um retrato estético da realidade urbana do continente, em dois séculos de emancipação.

Com curadoria internacional de Alfons Hug e nacional de Alberto Saraiva, "Menos Tempo que Lugar" tem seu nome emprestado de um aforismo poético do escritor uruguaio Mario Benedetti: "Há menos tempo que lugar / não obstante, há lugares que duram um minuto / e para certo tempo não há lugar". O projeto utiliza recursos contemporâneos para investigar o bicentenário da independência da América Hispânica, comemorado em 2010 na Argentina, no Chile, na Colômbia e no México.

Para elaboração dos trabalhos, os artistas visitaram cidades tranquilas do interior e metrópoles pujantes, locais ligados ao passado e ao presente. O resultado dessa viagem é mostrado de forma adaptada: em La Paz eles questionam, por exemplo, se a autodeterminação dos povos indígenas poderia dar um novo rumo à história daquele país ou se os movimentos sociais de Buenos Aires (os "panelaços") poderiam ser uma resposta à globalização.

Promovida pelo Instituto Paranaense de Arte (IPAR), em conjunto com o Goethe Institut da Alemanha e apoio da Fundação Cultural de Curitiba, a mostra pode ser visitada até 9 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário