quinta-feira, 28 de abril de 2011

Museu Oscar Niemeyer e Instituto Moreira Salles apresentam exposição de Maureen Bisilliat

O Museu Oscar Niemeyer, em parceria com o Instituto Moreira Salles, apresenta a mostra “Maureen Bisilliat: Fotografias”, com uma seleção de 250 imagens editadas pela própria fotógrafa com a colaboração dos curadores do IMS. A abertura da mostra será no sábado (29), às 11 horas e terá a própria fotógrafa como condutora em uma visita guiada, logo ao início do evento. A exposição será aberta ao público, com entrada gratuita, no período das 10h às 12 horas.

A exposição é composta por alguns dos ensaios fotográficos mais conhecidos de Maureen, como as equivalências fotográficas sobre os universos literários de Guimarães Rosa, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna e Euclides da Cunha. Também fazem parte da mostra fotografias do ensaio Pele Preta, com imagens feitas quando Maureen era estudante e frequentava ateliês de modelo vivo.

Além das referências literárias, a mostra sintetiza situações vividas ao longo de mais de 50 anos de carreira de Maureen, seja nas viagens ao Japão, África e Bolívia ou durante os anos dedicados ao fotojornalismo, com os ensaios Caranguejeiras, Mangueira e China.

O objetivo da exposição é promover a leitura simultânea entre a produção fotográfica e a produção editorial de Maureen Bisilliat, revelando tanto a fotógrafa como a editora de imagens e textos reunidos em diversas publicações. Por isso, haverá na mostra um espaço dedicado ao processo gráfico e de concepção intelectual de Maureen, reunindo, além das suas publicações, grande parte do material que serviu de base para sua criação: correspondências com Jorge Amado, conversas com Guimarães Rosa, recortes de jornais, provas de gráfica e fotografias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário