quinta-feira, 28 de abril de 2011

Mutirão revitaliza a trilha da Serra da Baitaca para missa de 1º de maio

Funcionários do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), da prefeitura de Quatro Barras e montanhistas estão realizando um mutirão para revitalizar a trilha do Morro do Samambaia, no Parque Estadual da Serra da Baitaca. O objetivo é tornar a trilha mais segura para os turistas que realizam no parque a tradicional missa de 1º de maio.

Entre os voluntários que fazem o trabalho estão integrantes da Federação Paranaense de Montanhistas (Fepam) e da Associação de Montanhistas de Cristo (AMC).

O trabalho não tem custo para os órgãos envolvidos. Todos os materiais estão sendo reutilizados da natureza do próprio local ou doados por pessoas interessadas em ajudar. A intenção é facilitar o acesso e dar melhores condições para a caminhada dos turistas”, explica o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

Os voluntários se dividiram em equipes, que realizaram três grandes mutirões. “A divisão do trabalho é feita por grupo. Cada grupo fica responsável por alguns pontos críticos, como buracos de erosão ou locais escorregadios. O trabalho é intenso e todos os voluntários são bem-vindos”, disse a chefe do departamento de Unidades de Conservação do IAP, Maria do Rocio Lacerda Rocha.

MISSA – Já é histórica a missa do dia 1º de maio que homenageia o trabalhador e acontece no Parque. Tradicionalmente, o ato religioso era realizado há 60 anos no Morro do Anhangava, o que já foi alvo de muita polêmica por conta do impacto ambiental causado pelo grande número de visitantes na data e pela grande quantidade de lixo gerada. O cume do morro do Anhangava é Área de Preservação Permanente, com proteção assegurada por lei.

A solução encontrada, em 2009, para resolver o impasse entre ambientalistas e religiosos foi transferir a missa para o Morro da Samambaia, que fica ao lado do ponto que era utilizado e tem melhores condições de acesso para os turistas.

PARQUE – O Parque Estadual da Serra da Baitaca está localizado entre os municípios de Quatro Barras e Piraquara (cerca de 40 minutos de Curitiba). É uma Unidade de Proteção Integral, coberta em sua grande parte pela Floresta Ombrófila Densa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário