sexta-feira, 22 de abril de 2011

No cinema: Inverno da Alma

Inverno da Alma é uma produção independente que arrebatou prêmios nos principais festivais de cinema independente - como o Gotham Awards, o Independent Spirit Awards e o Festival de Sundance - e ainda tem foi indicado ao Oscar, ao Globo de Ouro e ao National Board of Review.
O roteiro, adaptado por Debra Granik (também diretora do filme) e pela estreante Anne Rosellini, é baseado no romance homônimo de Daniel Woodrell e tem como protagonista uma garota de 17 anos, Ree Dolly, obrigada a se virar para sobreviver com os dois irmãos mais novos, após a morte da mãe.
Seu pai, acusado de trabalhar para o tráfico de drogas, colocou a casa da família como garantia de um negócio e desapareceu. Agora, a menina precisará encontrá-lo, para evitar que a casa seja vendida e o que restou de sua família seja ainda mais devastada.
Sem saber em quem confiar, em meio a vizinhos e conhecidos misteriosos, a garota partirá às cegas, em busca de algo que não sabe exatamente o que é, apenas tem certeza de que o perigo é iminente.
As atitudes dos personagens secundários são ambíguas e nunca se sabe o que os move a querer ajudar ou atrapalhar a jovem. A explicação talvez resida no fato daquela ser uma sociedade caipira, na qual a preocupação com a própria imagem, leva as pessoas a agirem por ora com bondade e por ora com frieza e desprezo. É o retrato de uma sociedade que, no filme é interiorana e regional, mas que na verdade pode ser encontrada em quaisquer outros lugares e níveis sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário