sexta-feira, 22 de abril de 2011

Projeto Volta às Telas exibe filmes históricos do cinema brasileiro

A Cinemateca de Curitiba exibe nesta segunda-feira (25) o primeiro de uma série de cinco programas do projeto “Resgate do Cinema Silencioso Brasileiro”. Em duas sessões, às 15h45 e 18h, serão exibidos neste primeiro programa, sob o título “Riquezas Paulistas”, filmes da década de 1920 que registram a época da produção cafeeira no interior do estado de São Paulo.

A mostra é viabilizada pelo programa de Adoção de Entidades Culturais, da Caixa Econômica Federal e pela Cinemateca Brasileira/Sociedade Amigos da Cinemateca/Governo Federal. Em Curitiba, a mostra integra o projeto Volta às Telas, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba, com o objetivo de reunir filmes importantes para a história do cinema nacional que foram recuperados ou restaurados.

FAZENDA SANTA CATHARINA – PEDERNEIRAS (SP, 1927 - 21 minutos) - Na década de 1920 a filmagem das fazendas de café era uma importante fonte de renda das produtoras cinematográficas. O documentário sobre a Fazenda Santa Catharina, em Pederneiras, propriedade de Joaquim Luiz Nunes, mostra a confortável casa residencial, o pomar, as árvores seculares, o cafezal, homens e mulheres trabalhando na colheita do café, o moinho d'água, entre outros elementos característicos das fazendas daquela época.

A BROCA DO CAFÉ (SP, 1925 – 10 minutos)- Uma das grandes pragas do café era a broca e para o seu controle a Secretaria de Agricultura de São Paulo, entre outras providências, encomendou a realização de alguns filmes de educação agrícola para que os fazendeiros tomassem cuidados preventivos e debeladores. No filme são mostrados alguns métodos usados no combate à broca do café: o uso de câmara de expurgo, a aplicação e a circulação de sulfureto em calhas e outros aspectos da colheita, do transporte e do armazenamento do café.

COMPANHIA DOCAS DE SANTOS (SP, 1926 -1929 – 86 minutos)- No documentário sobre a Companhia Docas de Santos, de propriedade de Cândido Gafrée e Eduardo Guinle, as imagens transmitem o gigantismo das instalações, dos guindastes, dos galpões e dos próprios navios transatlânticos. São mostrados ainda aspectos das oficinas de montagem, a saída para o almoço dos operários, carga de mercadorias, as pedreiras em Jabaquara, a Vila de Itatinga, casas operárias, posto médico e a escola primária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário