sábado, 24 de março de 2012

Cenas rurais paranaenses em exposição na Sala do Artista Popular

A Sala do Artista Popular abre espaço para a mostra “Poesia rural”, do artista Marcelo Schimaneski. A exposição com 15 telas em estilo naïf – arte produzida sem preparação acadêmica – que representam cenas rurais, será aberta no dia 27 de março. Com muitos detalhes, as obras retratam áreas de plantações e casas de madeira típicas do Paraná, além da árvore símbolo do Estado, as araucárias.
As paisagens campestres e a vida no campo são cenas da infância vividas pelo artista, que nasceu e mora em Ponta Grossa. Em 1989, sofreu um acidente de carro em que fraturou a coluna e ficou com limitações do pescoço para baixo. Com fisioterapia diária recuperou o movimento dos braços e mãos, dedicando-se à pintura desde então.
O trabalho de Schimaneski é feito com cores fortes em técnica óleo sobre tela. Participou de mais de 30 exposições, coletivas e individuais, e foi premiado em diversos salões de arte, como a Bienal Naïfs do Brasil – maior bienal no estilo naïf, sendo selecionado entre mais de 1,2 mil participantes de todo o mundo.
A Sala do Artista Popular fica na rua Saldanha Marinho, s/nº, anexo à Secretaria de Estado da Cultura, no Centro e funciona de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário