terça-feira, 20 de março de 2012

Radio Swing faz uma viagem pelos anos de ouro da música

A Caixa Cultural apresenta o espetáculo "Rádio Swing", uma viagem musical e visual pelas décadas douradas da música no Brasil e nos Estados Unidos, dos anos 30 a0s anos 70. Mark Lambert é acompanhado pelo time de craques da Orquestra Radio Swing.
No roteiro estão o swing do Harlem, o samba-canção de Porto Alegre e o maxixe de Carmem Miranda. Os caminhos são o Morro da mangueira, a vila e a Broadway. Os ritmos e cenários são compostos pelos foxtrots, gafieras, rumbas, lindy hop, cigarettes, alfinetes de gravata, boleros e suspensórios, com trilha sonora composta por canções de Noel Rosa, Cole Porter, Waldir Azevedo, Benny Goodman, Tom Jobim, Luiz Gonzaga, Duke Ellington e Heitor Villa-Lobos, entre outros grandes nomes.
O show destaca as diferenças e as semelhanças dos dois maiores países do continente americano, recriando no palco uma época em que gangsteres brindavam com estrelas do cinema, presidentes frequentavam teatro de revista, casais dançavam de rosto colado e a radio emitia o som que ditava as ondas. Os arranjos superpõem estilos aparentemente diversos, numa mistura especial de harmonia europeia com ritmos africanos.

Mark Lambert - O músico norte-americano, radicado no Brasil há 8 anos, é guitarrista, cantor, compositor e arranjador, especializado em blues, jazz, pop, mpb e música clássica. A ideia desse show surgiu após uma pesquisa de quase 15 anos em busca das raízes das músicas populares brasileira e americana. Lambert possui um estilo conhecido como jump swing, uma mistura de humor e jazz, que teve Ray Charles e Luois Prima como grandes representantes.

Oficina - A Caixa Cultural promove uma oficina de jazz, que faz parte do projeto "Radio Swing", no dia 24 de março, das 14 às 16h. Na oficina, serão abordados os instrumentos básicos do jazz (sax, piano, baixo, etc.) pelos músicos Jessé Sadoc, Marcelo Martins, Julio Merlino, Wanderson Cunha, Vitor Gonçalves, Jefferson Lescowich, Jimmy Duchowny, Alma Thomas e pelo próprio Mark Lambert. Gratuita, a oficina é aberta a músicos, estudantes e público em geral. São apenas 15 vagas disponíveis e as inscrições devem ser encaminhadas para o e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br.

O show "Radio Swing" acontece no Teatro da Caixa (Conselheiro Laurindo, 380) na sexta-feira (23) e sábado (24), às 20h e no domingo (25), às 19h. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia e clientes Caixa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário