segunda-feira, 12 de março de 2012

Museu de Arte Contemporânea prorroga exposições

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC), espaço da Secretaria de Estado da Cultura, prorrogou o período de visitação de três mostras até o dia 22 de abril.
“Os Encontros de Arte Moderna, os conceitualismos no Paraná – mostra do acervo” apresenta obras do MAC que mostram a influência dos encontros de arte moderna na formação do acervo do museu. “Não houve a intenção de esgotar o tema, pois isso exigiria mais tempo e espaço. Na mostra, pretendemos remexer a memória e incentivar possíveis pesquisas sobre o período”, explica o curador Fernando Bini.
A seleção de peças contextualiza momentos da arte recente, apresentando peças premiadas pelo Salão Paranaense, entre 1969 e 1980. Com tendências estéticas variadas, a exposição traz obras de artistas como Carlos Zílio, Fernando Velloso, João Urban, Rettamozo, Rossana Guimarães e vários outros nomes das artes plásticas.

GRAVURAS E DESENHOS – Arabesco descreve determinado padrão próprio de desenho fundamentado nos princípios da simetria e da repetição. O arabesco é exposto nessa série de gravuras e desenhos de Larissa Franco. “De caráter sagrado na cultura islâmica, o ornamento permite metáforas literárias, interpretações poéticas e reflexões filosóficas”, comenta a artista curitibana.
A utilização diferenciada de formas antigas como expressão de linguagem gráfica, a construção de jardins imaginários, a individualidade, o deslocamento e a apropriação dão fundamentos às questões contemporâneas presentes na mostra intitulada “Arabescos”.

XILOGRAVURAS – Na sala Theodoro De Bona do MAC, o desenhista, pintor e gravurista Paulo Carapunarlo apresenta uma instalação de xilogravuras. São dezenas de imagens expostas como se fossem uma única obra que, de acordo com o artista, formam um corpo em que a extensão se materializa no espaço, adquirindo caráter real – batizando, por isso, a exposição de “Organóides”. Carapunarlo nasceu em Engenheiro Beltrão e atualmente mora em Curitiba. Já expôs na capital paranaense, em São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Estados Unidos, México e Espanha.
O Museu de Arte Contemporânea do Paraná, fica na rua Desembargador Westphalen, 16, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário