terça-feira, 20 de março de 2012

Exposição retrata reconstrução da região Leste do Japão

Um ano após o Japão ter sido atingido por terremotos e tsumani, o Museu Paranaense (rua Kellers, 289) recebe a exposição “Renascimento do Japão: Obrigado, Brasil!”, a partir do dia 23 de março. Para abrir a mostra o artista plástico Titi Freak ministra a palestra “Arte, um caminho para a reconstrução”, para se inscrever é preciso enviar um e-mail para: cultura@cl.mofa.go.jp, informando nome e telefone.
Com painéis de fotos que apresentam a região leste do país antes, durante e depois das tragédias, a exposição retrata os contínuos esforços para a recuperação dos locais prejudicados e, ao mesmo tempo, desvenda os atrativos do lugar. As fotos mostram como as cidades ficaram devastadas pela tragédia natural e as respectivas reconstruções de cada região. A exposição apresenta, também, imagens dos encantos da região de Tohoku, sua culinária regional, paisagem, artesanato e arquitetura, proporcionando um panorama de vários aspectos da cultura japonesa.
Na abertura, o artista plástico Titi Freak conta um pouco de sua experiência na região. Em dezembro de 2011 ele passou 10 dias pintando as moradias temporárias na cidade de Ishinomaki, na província de Miyagi, levando um pouco de alegria à comunidade atingida pelos desastres naturais. Além disso, ele também realizou um workshop de pintura com os habitantes do local. Na palestra, será abordada a vivência que o artista teve com a comunidade e a escolha dos temas das pinturas, que ganharam um tom leve, diferente das características das obras do grafiteiro, conhecido pelo traço forte e pelo tom visceral da street art.

O artista – Titi Freak (pseudônimo de Hamilton Yokota) nasceu em São Paulo, no ano de 1974. Começou a trabalhar com histórias em quadrinhos aos 13 anos e durante sete anos desenhou para os estúdios de Mauricio de Sousa, Disney e Marvel. Entre 1994 e 1995, começou a desenvolver ilustrações para a MTV Brasil e, em 1996, fez seu primeiro desenho em grafite nas ruas paulistanas. Depois disso, colaborou com diversas empresas de porte internacional, entre elas Nike, Adidas e Converse. Tem como um dos focos de sua produção artística a fusão entre o Ocidente e Oriente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário