quinta-feira, 10 de março de 2016

Exposição de arte marca os 55 anos do BRDE

A partir desta quinta-feira (10), o público poderá visitar a Mostra de Artes Plásticas do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) no Espaço Cultural Palacete dos Leões, em Curitiba. A exposição integra a série de eventos em comemoração aos 55 anos do banco. Serão expostas 17 obras entre pinturas, gravuras e esculturas pertencentes ao acervo artístico da Agência do Paraná do BRDE. A exposição vai até 8 de abril e a entrada é gratuita.
Como explicam os curadores da mostra, Silvio De Bettio e Ana Teresinha Ribeiro Vicente, sendo uma instituição financeira pública que tem como objetivo primordial o desenvolvimento da região onde atua, o BRDE também trabalha para atingir esse objetivo através do incentivo e acesso à cultura. “Assim como a atividade econômica é capaz de transformar a realidade e gerar bem-estar, a arte é um símbolo da capacidade humana de traduzir e transfigurar poeticamente a realidade: seja aquela aparente das coisas externas, seja a das percepções subjetivas”.
Para escolher as peças da mostra, os curadores avaliaram a representatividade de cada item, tentando recriar na exposição a riqueza do acervo, que hoje comporta 90 obras variadas. Outra preocupação foi expor peças inéditas, que ainda não haviam integrado nenhuma mostra. “Já havíamos feito uma exposição baseada no nosso acervo alguns anos atrás, e agora resolvemos incluir, junto das obras mais representativas, outras ainda não vistas pelo grande público”, explica Silvio De Bettio.
Normalmente, as peças que compõem o Acervo BRDE permanecem expostas nas paredes e espaços da sede do banco em Curitiba, podendo ser admirado pelos clientes e funcionários.
Com a mostra no Palacete dos Leões, parte das obras do acervo é reunida num mesmo espaço, criando a oportunidade para que mais pessoas possam usufruir das criações de artistas como Ruben Esmanhotto, falecido no ano passado, Euro Brandão, Renina Katz, Fayga Ostrower, Aldo de Maio, Newton Mesquita, Alf Vivern, Luiz Retamoso, Geraldo Leão, entre outros.

ESPAÇO CULTURAL - O local escolhido para a exposição, o Espaço Cultural Palacete dos Leões, também é por si mesmo uma obra de arte. Concluída em 1902 para ser residência da família de Ermelino de Leão Júnior, a construção testemunhou o ciclo da erva-mate, um dos períodos mais prósperos da economia paranaense, e é hoje tombada pelo patrimônio histórico.
O espaço também foi cenário de importantes encontros sociais. Em 1906, por exemplo, hospedou o presidente da República, Affonso Penna, em sua visita à província do Paraná.
Atualmente, o local é mantido pelo BRDE como espaço cultural, sendo disponibilizado para apresentações, exposições e eventos culturais variados mediante agendamento.

A exposição Acervo BRDE Mostra de Artes Plásticas permanece aberta até 8 de abril, de segunda a sexta, das 12h30 às 18h30, no Espaço Cultural Palacete dos Leões. A entrada é gratuita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário